Promobot é cercado por policiais após campanha ilegal nas ruas de Moscou| Foto: Reprodução

O Promobot, desenvolvido pela empresa russa de mesmo nome, já pode receber a faixa de robô mais encrenqueiro do mundo. Após fugir de um laboratório duas vezes e ter até cogitada a sua morte, ele aprontou mais uma: foi apreendido por fazer campanha ilegal para um candidato ultraconservador ao parlamento do país.

CARREGANDO :)

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: leia mais sobre IA e novas tecnologias

O caso aconteceu na semana passada. Segundo o Quartz, Promobot participava da campanha de Valery Kalachev em uma área central de Moscou. A “prisão” aconteceu após uma pessoa chamar a polícia porque a máquina estava “gravando a opinião dos eleitores para depois fazer uma análise”.

Publicidade

Curta a página “Direto para o futuro” no Facebook

Um porta-voz da empresa responsável pelo robô disse que “ele não ofereceu resistência à apreensão”. Apesar disso, testemunhas contaram a vários veículos que a polícia tentou, sem sucesso, algemá-lo.

Para o MIT Technology Review ( divisão de notícias do Instituto de Tecnologia de Massachusetts), é possível que toda a história tenha sido forçada pela fabricante, já que o Promobot ganhou uma aura pop em duas fugas de um laboratório na cidade de Prem, há alguns meses.

SIGA: @gptecno no Twitter

Ainda assim, destaca a instituição, o evento levanta uma questão importante em um mundo onde a proliferação de robôs inteligentes parece iminente: quais leis devem ser aplicadas a estes sistemas? “As leis são praticamente inexistentes, apesar de as pessoas ouvirem há décadas de que estas máquinas vão precisar de seu próprio conjunto legislativo”, escreve Jamie Condliffe.

Publicidade
Veja também
  • Animação “Henry” fatura Emmy e isso pode mudar para sempre a forma como vemos tevê
  • Carros autônomos podem decidir quem vive ou morre; Ford defende debate ético
  • Aprender sobre blockchain pode garantir o emprego dos sonhos; conheça a tecnologia