A retomada da produção e vendas do setor automotivo levou a Fiat e outras duas empresas do grupo a anunciar nesta quarta-feira (15) que vão contratar 742 trabalhadores no mês de abril. Deste total, 548 contratações serão feitas para a Fiat Automóveis, 153 para a FPT Powertrain Technologies e 41 na Comau. De acordo com as informações divulgadas nesta quarta, as admissões foram motivadas pela recuperação da demanda no mercado interno nos últimos dois meses principalmente com a renovação do acordo de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre a venda de veículos novos.
Com as novas admissões, as contratações pelas três empresas do Grupo Fiat somarão um total de 1.019 trabalhadores desde março, sendo 653 vagas na Fiat Automóveis, 315 na FPT e 51 na Comau.
Os números superaram a meta que havia sido acertada entre os representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim, Igarapé e São Joaquim de Bicas e de 14 empresas fornecedoras do polo automotivo de Betim, em reunião realizada no último dia 13 de março. Na ocasião, as empresas e o sindicato renovaram pela terceira vez o acordo para permitir a garantia de empregos até o próximo dia 20 de abril e acertaram também que as empresas iriam recontratar 510 trabalhadores entre os que foram demitidos desde o agravamento da crise financeira internacional.