Os líderes da zona do euro querem que os credores privados aceitem perdas de mais de 50% em sua carteira de títulos do governo grego, disse uma fonte sênior da União Europeia (UE) nesta quarta-feira.Tal "desconto" teria o objetivo de reduzir a dívida total da Grécia com o setor privado para cerca de 100 bilhões de euros, segundo a fonte.
Num esforço para se chegar a um acordo, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel, estão preparados para se reunir com banqueiros do setor privado na noite desta quarta-feira para negociações cara a cara, afirmou a fonte.
"O desconto será superior a 50 %, com 100 bilhões de euros (de redução) da dívida grega detida pelo setor privado", disse a fonte.
"A meta é que a dívida grega atinja 120 % do PIB (Produto Interno Bruto) até 2020."Não está claro se o setor privado, representado pelo Instituto Internacional de Finanças (IIF), aceitará uma perda tão grande.
A fonte também afirmou que Sarkozy falará com o presidente chinês, Hu Jintao, em breve, para discutir a participação chinesa no fundo de resgate europeu.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião