A União Europeia chegou a um acordo para recapitalizar os bancos na reunião dos 27 países pertencentes ao bloco em Bruxelas, anunciou o primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk.
"Chegamos a um acordo sobre um plano para recapitalizar os bancos europeus", disse Tusk durante uma coletiva de imprensa, na qual ele afirmou também que será exigido dos bancos um capital próprio de qualidade (tier1) de 9%, como vinha sendo cogitado.
Tusk disse ainda que não pode dar uma cifra sobre o capital total que será preciso injetar nos bancos europeus já que isso dependerá do perdão da dívida grega que eles estão dispostos a aceitar.
Capital
Os líderes também chegaram a um acordo para elevar as exigências de capital de máxima qualidade ("core capital") dos bancos até 9% antes de julho de 2012.
Segundo o acordo, os bancos têm oito meses para elevar seu capital de máxima qualidade para 9%. Durante este período, haverá limitações para a repartição de bônus à alta direção e dividendos para os acionistas.
Os bancos deverão ainda avaliar sua bolsa de dívida soberana a preços de mercado, não de emissão, poderão captar ativos nos mercados com garantias da UE e, portanto, a melhores preços, e poderão contabilizar suas emissões de bônus conversíveis como capital de máxima qualidade.