Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Imposto de Renda

Malha fina começa a funcionar

No último dia para entrega da declaração de Imposto de Renda 2010, o volume total de documentos alcançou as expectativas do ano. Às 20 horas de ontem, 24,3 milhões de declarações já haviam sido enviadas para a Receita, superando a projeção de 24 milhões. No Paraná, eram 1.584.484 declarações, encostando na previsão de 1,585 milhões. Como o limite para a entrega era até 23h59, o delegado da Receita Federal em Curitiba, Vergílio Concetta, avaliou que o ritmo era suficiente para pelo menos alcançar a projeção. Ontem, o site da Receita recebeu cerca de 240 mil declarações por hora.O calendário da liberação dos sete lotes de restituição, para quem tem direito, começa em junho e vai até dezembro, no dia 15 de cada mês. A ordem de liberação obedecerá a data de entrega e também o meio empregado. Contri­buintes com mais de 60 anos têm prioridade.

Encerrado o prazo da declaração obrigatória, começa o período de correção de eventuais problemas nas informações. Segundo Concetta, a primeira triagem é o cruzamento de informações. "Quem apresentar divergência, cai na malha e tem que esperar ser avaliado pelo processo manual. Depois tem o que chamamos de malhas específicas", diz. Neste processo, quem já teve informações questionadas antes deve ser acompanhado mais de perto, segundo o delegado.

Declarações retidas na malha podem fazer com que os técnicos da Receita chamem o contribuinte para prestar informações, mas o caminho inverso também é possível: o declarante também pode solicitar informações sobre o problema. Este caminho inverso, no entanto, só pode ser feito a partir de janeiro de 2011.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.