A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, afirmou neste sábado (13) que o avanço da taxa de inflação é passageira e que, se for preciso, o governo vai tomar as medidas necessárias para conter a alta. "A inflação está sob controle", disse, após inauguração de apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida em Santo André, no ABC paulista.
A ministra citou as desonerações da energia elétrica e da cesta básica como ações de controle da inflação, e o tomate, apontado como símbolo da alta dos preços verificada nas últimas semanas. "Agora é o tomate, mas já foi o chuchu no passado", disse.
Miriam Belchior também foi questionada sobre as declarações de seu colega da Fazenda, o ministro Guido Mantega. Em entrevista exclusiva ao Broadcast, Mantega afirmou que para tratar da inflação não é necessário "um tiro de canhão", mas utilizar um ataque de "metralhadora". "Não sei nem se um estilingue seria suficiente", afirmou Miriam.
Ela não comentou sobre a expectativa da reunião da próxima semana do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC).
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast