A Organização Mundial do Comércio (OMC) elevou de 10% para 13,5% sua previsão de expansão do comércio global em 2010, qualificando o ritmo como a maior expansão anual do comércio global já registrada. "Com base na recuperação mais rápida que a esperada nos fluxos comerciais globais em 2010, os economistas da OMC revisaram para cima suas projeções de crescimento do comércio global em 2010, para 13,5%", informa a entidade por meio de nota.

CARREGANDO :)

Se confirmada, a previsão de crescimento representará uma forte recuperação depois de o comércio global ter diminuído 12,2% em 2009 - quando as exportações foram afetadas pela crise financeira - e equivalerá a uma recuperação efetiva do terreno perdido durante a crise.

"Esta será a mais veloz expansão em termos anuais do comércio já registrada em uma série histórica que remete a 1950", ressalta a OMC na nota divulgada hoje. "Este aumento dos fluxos comerciais oferece os meios para sair dessa dolorosa recessão econômica e pode ajudar pessoas a voltarem a trabalhar", disse o diretor-geral da OMC, Pascal Lamy.

Publicidade

Segundo as previsões dos economistas da OMC, as exportações dos países desenvolvidos devem expandir-se 11,5% este ano, revertendo uma queda de 15,3% em 2009. Para o resto do mundo, a expectativa da OMC é de que o crescimento atinja 16,5% em 2010, depois de uma retração de 7,8% no ano passado.

A expansão do comércio foi particularmente forte no primeiro semestre de 2010, período no qual tanto as nações desenvolvidas quanto os países em desenvolvimento recuperaram-se da pior crise econômica desde a Segunda Guerra Mundial. No entanto, a OMC adverte que a produção deve perder força no segundo semestre, quando deixam de vigorar as medidas de estímulo econômico adotadas por diversos governos. As informações são da Dow Jones.

Veja também
  • Governo vai agir para conter alta do real, diz Mantega
  • Unctad recomenda fortalecimento do mercado interno
  • Comissário da UE prevê acordo com Mercosul em 2011