O ímpeto de compra dos brasileiros para este Natal está menos intenso do que o registrado em igual época no ano passado. É o que mostra quesito especial da Sondagem das Expectativas do Consumidor sobre o tema, divulgada nesta quinta-feira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Em pesquisa realizada em 2 mil domicílios, em sete capitais entre os dias 1 e 21 de novembro, 9,3% dos pesquisados informaram que vão gastar mais com presentes neste Natal do que os gastos efetuados na mesma data no ano passado. Esse percentual era de 15% para a mesma resposta, em igual período no ano passado.
Além disso, o percentual de pessoas que informaram que vão gastar menos com presentes para a data subiu de 25,8% para 44,8%, de novembro de 2007 em comparação com igual mês em 2008.
Isso fez com que o índice que mede a diferença entre a proporção de respostas favoráveis (maiores gastos) e de respostas desfavoráveis (menores gastos) caísse de 89,2 pontos em novembro de 2007 para 64,5 pontos em novembro de 2008.
Ainda segundo o mesmo levantamento, o preço médio dos presentes projetado pelos consumidores para este Natal, na comparação com o Natal passado (corrigido pelo Índice de Preços ao Consumidor-Brasil) caiu 8,6% - no ano passado, houve aumento de 7,2% no preço médio do presente natalino em relação a 2006, na mesma base de comparação.
A maior diminuição do preço médio projetado para os presentes de Natal ocorreu na faixa de renda familiar mais baixa, que ganha até R$ 2.100,00 mensais: 16,3%, em termos reais.
A FGV informou ainda, em seu comunicado, que "os itens de vestuário e calçados e os brinquedos continuam sendo os produtos mais lembrados nessa ocasião, tendo sido citados por 47,4% e 16,9% dos informantes, respectivamente. Em 2007, eles havia sido lembrados por 49,3% e 17,7% dos entrevistados, respectivamente".