Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Alta

Petrobras explica metodologia de reajuste de combustível

A Petrobras esclareceu que a metodologia de precificação de diesel e gasolina é baseada em variáveis como o preço de referência desses derivados no mercado internacional, taxa de câmbio e ponderação "associada à origem do derivado vendido, se refinado no Brasil ou importado", explicou a estatal em comunicado.

Na nota de esclarecimento em resposta à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre as características da metodologia, a companhia reitera que foi aprovada pela diretoria, mas que o Conselho de Administração pediu estudos adicionais, os quais estão sendo elaborados.

Além disso, explica que a metodologia contempla reajuste automático do preço do diesel e da gasolina "em periodicidade a ser definida antes de sua implantação", e prevê mecanismo que impede o repasse da volatilidade dos preços internacionais ao consumidor doméstico.

O comunicado frisa que a fórmula de precificação do diesel e da gasolina visa dar "maior previsibilidade à geração de caixa e redução dos índices de alavancagem da Petrobras."

Mantega diz que não há data definida para reajuste de combustíveis

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quarta-feira, 30, que "não tem data definida para o aumento dos combustíveis", ao ser questionado sobre uma informação de que o reajuste poderia ocorrer no dia 22 de novembro. Segundo ele, a nova metodologia sobre o reajuste de preços de combustíveis ainda está sendo desenvolvida e não há nada definido.

Mantega explicou que a nova metodologia está sendo desenvolvida há meses pela Petrobras e que a companhia só divulgou um fato relevante sobre o assunto nesta quarta porque é obrigada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), já que isso mexe com o mercado. "A Petrobras teve de soltar um fato relevante porque houve conhecimento do mercado de que estava sendo trabalhada uma metodologia."

Ele acrescentou que "não é de hoje" que esse modelo está em análise. "A metodologia de reajuste é coisa séria, não pode ser feita de afogadilho", comentou o ministro na saída do evento de comemoração dos dez anos do programa Bolsa Família.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.