A plataforma P-55 da Petrobras, que teve a última etapa de sua licitação concluída na sexta-feira passada, vai custar um total de US$ 1,882 bilhão, segundo o processo público concluído na última sexta-feira. O valor é US$ 200 milhões a mais do que o menor preço apresentado na primeira licitação realizada pela estatal um ano e meio atrás, que foi cancelada devido aos elevados valores apresentados pelos concorrentes. Uma segunda licitação para a mesma plataforma também foi cancelada no ano passado, o que motivou a Petrobras a desmembrar os processos licitatórios.
O consórcio Quip, formado pela Construtora Queiroz Galvão, a UTC Engenharia e o Grupo Iesa apresentou o menor preço para a integração dos módulos ao topside da plataforma P-55, etapa mais cara do projeto total. O valor ficou em US$ 887,52 milhões. Outros 10 contratos já haviam sido licitados, no valor total de US$ 995 milhões. Destes, o maior é o que prevê a construção do casco, de US$ 390 milhões, no estaleiro Atlântico Sul (AES), no Porto de Suape. A integração de todos os módulos e o casco vai ocorrer no dique seco arrendado pela Petrobras no Rio Grande do Sul.
A idéia de desmembrar os contratos foi uma forma encontrada pela Petrobras de tentar reduzir os custos da unidade, a primeira a ter sido projetada integralmente pelo Cenpes (Centro de Pesquisas da Petrobras), sem envolvimento de projetistas estrangeiros. A expectativa informada na época era de reduzir o custo final da plataforma, de US$ 1,6 bilhão, em pelo menos 40%.
Disputaram ainda esta última etapa da licitação, o consórcio FSTP (Keppel Fells e Technip), que orçou a obra em US$ 899,71 milhões e a Odebrecht, que foi a terceira colocada, com US$ 1,09 bilhão para a obra. Também na semana passada foram abertas as propostas para os módulos de compressão de gás natural da plataforma e também dos turbogeradores da unidade, que custaram respectivamente US$ 148 milhões e US$ 100 milhões.
Os demais pequenos contratos, numa média de US$ 50 milhões cada, são destinados ao tratamento do óleo, como a remoção de sulfato, de CO2, trocadores de calor, separadores de óleo, entre outros.
A plataforma P-55 terá capacidade para 180 mil barris por dia, com previsão de entrar em operação em 2012 e ter seu pico de produção em 2013. A unidade vai se juntar às plataformas P-52, já instalada no local e à P-51 e P-56, que estão sendo concluídas no estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis. Também deverá ser instalada em Roncador a P-62, que estava sendo negociada com o estaleiro Mauá, já que seria clone da P-54. Segundo fontes, porém, a Petrobras deve lançar uma nova licitação para a unidade no final do ano.