Uma pesquisa do instituto internacional YouGov aponta que os jogadores de Pokémon Go já gastaram US$ 268 milhões no game de realidade aumentada em suas primeiras semanas cinco semanas do lançamento, informou o jornal britânico Financial Times nesta sexta-feira (12). A perspectiva é que o negócio caminhe para bater US$ 1 bilhão em vendas.
Segundo o levantamento, um a cada cinco jogadores gasta dinheiro com o aplicativo gratuito, por meio da compra de itens secundários que permitem melhor desempenho no jogo. A pesquisa – que consultou 50 mil pessoas – indica que, apenas no Reino Unido e nos Estados Unidos, 11 milhões já embarcaram na febre da caçar os monstrinhos de bolso por aí.
Comparativamente, o popular jogo Candy Crush alcançou vendas de US$ 25 milhões nos primeiros 30 dias, segundo a empresa Sensor Tower, analista do setor de tecnologia móvel.
Segundo o jornal, a pesquisa mostra que 1 milhão de pessoas pagaram para jogar o Pokémon Go no primeiro mês, com gasto entre 0,80 centavos de libra e 14,99 libras. O gasto mínimo é de 0,79 centavos de libra. Enquanto isso, 29% e 20% de americanos e alemães, respectivamente, tiveram gastos no aplicativo. Entre os alemães, 9% dos fãs – cerca de 142 mil pessoas – pagaram acima de 100 euros.
“Nossa pesquisa está mostrando que os níveis de gastos em cinco semanas em apenas três países supera um quarto de bilhão de dólares”, afirmou Stephen Harmston, chefe dos relatórios da YouGov. “Começando a projetar no tempo e pelos 72 países onde o Pokémon Go está disponível, veremos o quão rápido isso chegará a um jogo de US$ 1 bilhão”.
John Hanke, diretor executivo da Niantic, empresa responsável pela criação do jogo, já afirmou em entrevista que pretende criar “locações patrocinadas” dentro jogo. Assim, anunciantes poderão pagar para ter propagandas dentro do mapa virtual que o jogo dispõe para os jogadores.