O Instituto Rio Branco (IRBr) lançou o edital de abertura do concurso público para admissão à carreira de diplomata. São oferecidas 30 vagas para a classe inicial de terceiro secretário.
O cargo exige dos interessados na seleção diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, emitido por instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Os candidatos devem, ainda, ter a idade mínima de 18 anos e serem brasileiros natos, conforme a Constituição Federal e as legislações vigentes. A remuneração inicial no Brasil, ofertada no concurso, é de R$ 15.005,26.
Siga a Gazeta do Povo no LinkedIn
As inscrições estarão abertas no período entre 8 e 20 de junho, no site da Cespe/UnB. A taxa de participação é de R$ 225,00.
Haverá três fases na seleção dos candidatos. Inicialmente, ocorre a aplicação de prova objetiva com questões de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História do Brasil, História Mundial, Política Internacional, Geografia, Noções de Economia e Noções de Direito e Direito Internacional Público. A segunda fase será de prova escrita de Língua Portuguesa. Já a terceira fase terá a aplicação de provas escritas de Língua Inglesa, História do Brasil, Política Internacional e Geografia, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito Internacional Público, além de prova objetiva de Língua Espanhola e de Língua Francesa.
A prova objetiva da primeira fase do certame acontecerá nas capitais dos 26 estados e no Distrito Federal (DF), na data provável de 24 de julho.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”