O mercado de celulares no Brasil deve fechar o ano com a comercialização de nada menos que 40 milhões de aparelhos, com uma acirrada concorrência dos vários fabricantes e operadoras em torno, principalmente, de um conceito-chave neste setor: a convergência de mídias e serviços. O consumidor está cada vez mais interessado em aparelhos que reúnam a função de celular, máquina fotográfica e, mais recentemente, tocador de arquivo de música baixada diretamente do computador.
De olho nas novas tendências e no consumidor da classe A, a Sony Ericsson apresentou na Expo Celular 2005, que terminou nesta sexta-feira em São Paulo, sua nova estratégia de atuação no país. A joint-venture que reúne as gigantes nipônica e sueca na telefonia celular decidiu apostar na reprodução de música com qualidade aliada à fotografia digital com boa definição de imagem. Para isso, está lançando no Brasil uma família de produtos com a marca Walkman, criada pela própria Sony há 30 anos e que fez eclodir o conceito de "música em movimento" (primeiro com os microaparelhos que tocavam fita k-7, depois com os pequenos tocadores de CDs, seguidos dos Minidiscs, e agora com os players de MP3, cujas vendas não param de bater recordes).
Foi o lançamento do walkman que ajudou a Sony a alcançar o topo da indústria mundial eletroeletrônica. Aliar o conceito do walkman aos celulares com foto poderá ajudar o grupo a entrar de vez na briga pelo altamente rentável mercado de tocadores de MP3, liderado com folga pelo IPod, da Apple, que já tem 15 milhões de usuários e cujas vendas subiram 550% no último ano. Ao mesmo tempo, a Sony Ericsson busca ampliar seu poder de fogo na competição com outros gigantes na área de telefonia móvel, como a finlandesa Nokia e a americana Motorola.
- Nossa missão é ter o telefone mais inovador - disse Silvio Stagni, vice-presidente da Sony Ericsson no Brasil, ao apresentar o primeiro modelo da família 'Walkman' lançado no Brasil, o W800i.
O W800i, informa a fabricante, tem capacidade para armazenar uma quantidade de músicas correspondente a 12 CDs (são 34 MB de memória interna mais um cartão do tipo Memory Stick de 512 MB), máquina fotográfica de 2 megapixels com flash e autofoco, e bateria de 30 horas, entre outras funções.
O preço sugerido do W800i (no padrão GSM) é de R$ 1.999 na modalidade pré-pago, mas conforme o plano oferecido pelas operadoras que trabalham com o sistema, pode sair por R$ 999.
A expectativa da empresa é vender 15 mil unidades desse celular até dezembro e o grupo vai investir de R$ 8 milhões a R$ 10 milhões na divulgação do W800i no país.
Em outubro, a Sony Ericsson pretende lançar o segundo aparelho da família 'Walkman', com menos recursos de memória para poder oferecê-lo a um preço menor. A empresa também está programando vários outros modelos para 2006 aliando o celular à sua consagrada marca 'Walkman', com o objetivo de fazer frente aos pesados lançamentos no país prometidos pela concorrência em relação à convergência de mídias.
A Motorola, por exemplo, está lançando no Brasil o V635, que, segundo o fabricante, tem como grande diferencial a gravação e a reprodução de vídeos de até dez minutos. O modelo traz câmera integrada de 1,2 megapixel com flash e zoom digital de até oito vezes, possui MP3 Player integrado com alto-falante polifônico de 22 KHz, e traz tecnologia bluetooth para conectividade sem fio. Para que o usuário possa armazenar suas fotos, vídeos e sons com tranqüilidade, o novo V635 conta com cartão de memória removível de 128MB e memória interna de 5MB. O celular tem preço estimado em R$ 1.846,00, dependendo da definição da operadora e da região.
A Nokia apresentou recentemente à imprensa brasileira o modelo N90. A fabricante finlandesa promete iniciar a comercialização do modelo nos próximos meses e afirma que, "por ser a primeira câmera-fone no mundo equipado com sistema óptico Carl Zeiss, o Nokia N90 oferece fotografia da mais alta qualidade com a possibilidade de instantaneamente imprimir e compartilhar fotos à distância". O modelo tem câmera de 2 megapixels e captação de resolução de vídeo VHS, entre outros avançados recursos de imagem. Com 31Mb internos, mais slot para cartões MMC, o N90 pode gravar até duas horas de video; tem um visor basculante para ângulos difíceis e vem com uma suíte da Adobe, especialmente desenvolvida para maquininhas móveis, que oferece várias opções práticas de tratamento de imagem no próprio aparelho. O preço ainda não está definido.
Já o Nokia N91, diz a fabricante, "é o aparelho mais recente otimizado para música. Os consumidores podem armazenar até 3 000 músicas com qualidade de CD no disco rígido integrado de 4 gigabytes. Acrescido de opções de múltipla conectividade, tais como 3G WCDMA, WLAN, Bluetooth e USB 2.0, o Nokia N91 torna fácil para as pessoas lidarem e usufruírem de suas músicas prediletas onde desejarem.
Segundo artigo da jornalista Cora Rónai, do caderno Informática e Etc, de O Globo, "com disco rígido de 4Gb, o N91 tem a mesma capacidade de armazenagem do iPod mini (mas é muito mais flexível para downloads e troca de músicas), som estéreo, rádio FM, conexão com headphones sem fio e compatibilidade com acessórios Bose, Harman Kardon, JBL e Sennheiser (usa um plug padrão de 3,5mm). Em suma: é um player turbinado que também tira fotos, tem funções de PDA e dá telefonemas". O aparelho deverá estar disponível comercialmente em todo o mundo até o fim deste ano e ainda não tem preço definido no Brasil.
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