O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, disse neste sábado que é quase certa a presença de focos de febre aftosa no Paraná. Ele explicou que o estado recebeu animais de Mato Grosso do Sul, onde já foram encontrados 10 focos da doença. Segundo Rodrigues, pecuaristas de Mato Grosso do Sul levaram animais para uma exposição em Londrina, no Norte do Paraná, onde também foi realizado um leilão.
- Não é certo que seja aftosa (no Paraná), embora tenhamos 90% de segurança que seja, pois sabemos que um grupo de animais veio de Mato Grosso do Sul. Certeza, nós só vamos ter na terça-feira, quando os exames laboratoriais ficarem prontos - disse o ministro, que está reunido com sua equipe para discutir a situação do Paraná.
Rodrigues afirmou também que as restrições de outros países à carne brasileira não devem aumentar muito se a aftosa for confirmada no Paraná. Isso porque 35 dos 41 países que suspenderam as compras de produtos de Mato Grosso do Sul já fizeram o mesmo com o Paraná. O ministro também ressaltou que a doença não representa riscos à saúde humana.
- Esse é um problema de saúde animal e de comércio - disse ele.