O governo do Uruguai deve publicar até terça-feira no Diário Oficial a retomada das importações de carne bovina e suína dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, informou a Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Desde o dia 11 de outubro, o Uruguai embargou a compra da carne brasileira de todo o país devido à ocorrência de febre aftosa no Mato Grosso do Sul. Agora, o vizinho flexibiliza as restrições, autorizando a importação de carnes dos dois estados. A medida também será publicada no site do ministério da agricultura uruguaio.
A SRI recebeu nesta segunda-feira comunicado do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, informando a decisão. De acordo com o documento, "a evolução do risco sanitário está indicando condições favoráveis para autorizar o ingresso de carne, produtos, subprodutos e derivados de bovinos e suínos dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como áreas livres de febre aftosa".
O comunicado foi enviado pelo diretor geral de Serviços Pecuários, Francisco Muzio, destacando "a necessidade de preservar a situação higiênico-sanitária do país, assegurando produtos e subprodutos importados com qualidade que não impliquem risco sanitário e nem prejudiquem a produção nacional e regional".
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink