O fundo de pensão Aerus divulgou nesta terça-feira aos participantes um comunicado sobre a retomada pela Varig do pagamento da dívida que a companhia aérea tem com a entidade. A partir de janeiro, voltam a ser pagos aproximadamente R$ 8 milhões mensais ao fundo, conforme acordo celebrado em 2003. Além disso, a partir de janeiro de 2008, a empresa aérea iniciará o pagamento do contrato referente ao déficit atuarial.
A Varig esteve em dia com o pagamento das prestações até ingressar no processo de recuperação judicial.
Previsto para ser quitado em abril de 2022, o contrato firmado relata, no texto cláusula, que eventuais sucessoras da Varig, que venham comprar ou incorporar a empresa numa nova sociedade, terão que assumir a dívida. Em outubro, o Instituto contava com 6.772 aposentados e pensionistas ligados à companhia aérea.
No comunicado, a direção do Aerus destaca que, durante o processo de recuperação judicial, sempre lutou pela preservação da Varig sem, no entanto, tirar de seu foco principal a salvaguarda dos interesses dos participantes ativos e aposentados dos planos de benefícios patrocinados pela empresa.