Clientes da operadora de celular TIM tiveram dificuldades para realizar e receber chamadas em parte do Centro de Curitiba na manhã desta terça-feira (9). O problema começou as 10h30 da manhã e foi normalizado por volta das 12h30.
A TIM, por meio da assessoria de imprensa, relatou que encontrou um problema na rede 3G, que atende um raio de 250 metros no Centro de Curitiba. Uma configuração de uma antena na Rua Visconde do Rio Branco causou a interrupção na comunicação entre os celulares e a central. Isso fez com que a troca de dados fosse prejudicada no período.
O problema foi resolvido com uma reconfiguração da antena. Os serviços foram restabelecidos, conforme a empresa, e não houve registro de dificuldade na utilização dos celulares em outras regiões da cidade.
Prejuízo
O empresário Bernardo José Fernandes Foggiato disse que as falhas geradas pelo sinal da TIM estão gerando prejuízos para sua empresa. Durante toda segunda-feira (8), Foggiato afirmou que teve problemas para completar ligações de seu celular para outro celular. "Eu tive que fazer mais ou menos 20 ligações para outros celulares usando meu fixo, foi bastante coisa. Eu não conseguia completar uma ligação inteira, precisava ligar três, quatro vezes para falar cinco minutos com uma pessoa", explicou.
Mesmo sem conseguir completar ligações com o aparelho móvel, Foggiato disse que o valor da sua conta de celular aumentou 66% e um mês. O empresário comentou que os problemas com a telefonia estão prejudicando seu trabalho. "É impossível trabalhar, para alguém da área de vendas, como eu, ficar em uma situação onde, não só fico impossibilitado de falar com meus clientes, como também de ser acionado por eles, é extremamente danoso aos negócios", desabafou.
Falhas anteriores
Uma interrupção no sinal dos telefones móveis da TIM afetou clientes de Curitiba e região metropolitana no dia 16 de setembro. A operadora de telefonia informou na época que houve uma falha técnica pontual que interrompeu o serviço da empresa por aproximadamente duas horas.
No dia 30 de agosto usuários da TIM tiveram dificuldade para realizar chamadas de voz e enviar ou receber mensagens de texto via 3G entre os celulares da operadora e de outras empresas de telefonia móvel. Vários clientes da empresa reclamaram nas redes sociais sobre o problema. A operadora informou que houve uma falha na rede de telefonia da operadora na região de Curitiba e solucionou o problema no dia seguinte.
A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba abriu um inquérito civil para apurar a queda nos serviços de transmissão de voz e dados da operadora TIM via 3G. As duas falhas foram anexadas ao procedimento aberto no dia 10 de setembro.
Suspensão das vendas
Em julho deste ano, a operadora TIM recebeu uma punição da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) por causa dos problemas de sinal registrados em 18 estados do país, incluindo o Paraná. As vendas de planos de telefonia e de chips foram suspensos do dia 23 de julho até 3 de agosto. A empresa foi acusada de derrubar propositalmente o sinal dos usuários. A operadora negou a prática.