O Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF) e a Secretaria de Justiça do governo local (Sejus) lançaram nesta sexta-feira (1º) o Procon Digital, uma plataforma que visa a dar mais comodidade para os consumidores que precisam de ajuda para garantir direitos. O sistema também vai reduzir o número de atendimentos presenciais, diminuir filas e, consequentemente, o tempo de espera para atendimento.
Em caráter experimental por 90 dias, o sistema funcionará das 16h às 20h , em uma página exclusiva na internet. Inicialmente, o núcleo de atendimento virtual terá dez funcionários.
De acordo com o secretário de Justiça do Distrito Federal, Alírio Neto, a ideia é permitir que o atendimento seja feito 24h por dia. "Essa primeira etapa possibilita ao consumidor fazer denúncias e pedir orientação e o prazo de atendimento é, no máximo, 72 horas. Na segunda fase, será implantado no site os campos para reclamações e consulta de fornecedores. Já a terceira fase será implantada por meio de centrais de autoatendimento, em lugares estratégicos, como rodoviárias e shoppings".
Segundo o diretor-geral do Procon-DF, Oswaldo Morais, a plataforma irá dobrar o número de atendimentos feitos pelo órgão. "Há a possibilidade de queda no atendimento presencial, isso beneficia o consumidor, que ganha tempo e não precisa enfrentar filas". Por dia, o Procon recebe em média 500 pessoas e 800 telefonemas com as mais diversas reclamações.
"O usuário que quiser fazer uma denúncia poderá anexar arquivos com documentos e fotos. A praticidade é muito grande. Ao ver um produto [com prazo de validade] vencido, por exemplo, o cidadão pode fotografar e entrar em contato [com o órgão] imediatamente, até mesmo pelo celular. Agora, todos os cidadãos terão a defesa dos direitos do consumidor na ponta dos dedos", explicou Alírio Neto.
O Procon Digital exige cadastro com dados básicos do consumidor, como nome completo, e-mail, localização e contatos. Após enviar a denúncia, o reclamante receberá um e-mail com a confirmação de recebimento e, em até 72 horas, uma resposta definitiva para o processo.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Centrão defende negociação para tentar conter excessos do STF em 2025
Prisão de Daniel Silveira contrasta com política do CNJ que relaxou saidinha em SP
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast