A Agência Nacional do Petróleo (ANP) informou nesta segunda-feira que o Brasil atingiu, em dezembro, recorde na produção de petróleo, com a marca de 2,18 milhões de barris por dia, alta de 4,4% com relação ao mês anterior. O volume inclui a produção da Petrobras (que também foi recorde em dezembro, segundo a empresa informou há duas semanas) e das companhias privadas que operam no país.
De acordo com as contas da agência, a estatal foi responsável por 92,9% da produção nacional de petróleo no último mês de 2010. Nos campos do pré-sal, a estatal e seus parceiros extraíram 65,2 mil barris por dia no período. Somando o gás, a produção nacional foi de 2,61 milhões de barris de óleo equivalente por dia. Os dados constam do Boletim de Produção Mensal da ANP, divulgado nesta segunda.
No documento, a ANP destaca nova redução na queima de gás natural no Brasil, que ficou em 6,6 milhões de metros cúbicos por dia, queda de 11,4% com relação ao mês anterior. O índice de aproveitamento do gás em campos de petróleo foi de 90,4%. Com relação aos campos produtores, Jubarte, Cachalote e Marlim, na Bacia de Campos deram a maior contribuição para o crescimento da produção em dezembro. Todos são operados pela Petrobrás.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Quais são as piores rodovias do Brasil que estão concedidas à iniciativa privada
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast