Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
São Paulo

Serra anuncia crédito de R$ 4 bilhões para financiamento de veículos

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), anunciou nesta terça-feira (11) a abertura de uma linha de crédito do banco estadual Nossa Caixa no valor R$ 4 bilhões para 15 bancos de montadoras.

Com o dinheiro disponível desde já, as instituições poderão conceder crédito a pessoas interessadas em comprar veículos em todo o país.

O socorro estadual soma-se à linha de crédito de mesmo valor aberta na semana passada pelo Banco do Brasil.

As instituições que tomarem crédito junto à Nossa Caixa terão 18 meses para devolver o valor. Os financiamentos serão tomados diretamente pelos bancos e financeiras por meio de depósitos interfinanceiros.

De acordo com o governador José Serra, o dinheiro já está disponível e pode ser utilizado assim que as financeiras se manifestarem. O consumidor que tomar crédito vai encontrar juros e prazos de mercado, negociados na hora da compra.

O convênio tem como objetivo colocar dinheiro no mercado para facilitar a compra de veículos e garantir a manutenção da produção e do nível de emprego.

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Jackson Schneider, comemorou a decisão. De acordo com ele, o mercado automobilístico enfrenta dificuldade de liquidez e de crédito desde outubro. Mas, segundo ele, houve "resposta rápida" do governo federal, por meio do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, e agora do governo estadual, por meio da Nossa Caixa.

"Nós vendemos quase 70% através do crédito. O crédito movimenta o nosso mercado e a nossa força de trabalho", disse.

Mantega

Convidado por Serra a participar do encontro, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que a indústria automobilística brasileira deve perder parte de seu ritmo de crescimento exuberante dos últimos anos, mas apesar da crise, manterá seu lugar como 6º maior produtora mundial de veículos.

"Claro que as coisas não serão exatamente como antes de a crise acontecer. Nosso crescimento será um pouco menor. Porém não há necessidade de interrupção de investimentos. Poderemos manter aquilo que conquistamos, que é pelo menos esse patamar de venda de 3 milhões de veículos", afirmou.

Segundo o ministro, o Brasil conseguiu reunir condições de enfrentar os efeitos da crise por meio de medidas como a anunciada pelo governo paulista, para evitar que a crise se instale no país.

"A solidez econômica e financeira nos dá condições de dar continuidade ao processo de crescimento sustentável", disse Mantega. "Vários setores produtivos brasileiros estavam, ou melhor, estão, em plena expansão", disse o ministro. "E não há razão para que haja interrupção desse crescimento."

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.