O Movimento 100 Open Startups, que conecta pessoas e instituições em torno de programas de inovação aberta, divulgou nesta quinta-feira (16) uma lista com as 10 startups brasileiras consideradas mais atraentes na visão de grandes empresas e fundos de investimento – em outras palavras, os negócios mais interessantes para o mercado e propícios a receber aportes financeiros.
O ranking foi feito por meio de uma avaliação conduzida durante a oitava edição do Open Innovation Week, em São Paulo, que ocorreu nesta semana em São Paulo – o evento reuniu 50 grandes empresas líderes em inovação no Brasil e mais de 20 investidores, além de 100 startups.
A lista tem uma representante paranaense logo no segundo lugar: a Beenoculus, startup curitibana que desenvolveu um acessório de realidade virtual de baixo custo para ser usado com smartphones, e que trabalha na produção de conteúdos educacionais para a tecnologia.
A Beenoculus foi criada em 2014 pelos irmãos José Terrabuio Júnior e Rawlinson Terrabuio. No fim do ano passado, foi a empresa vencedora, na categoria startups, do Prêmio Bem Feito no Paraná 2015, uma realização da Gazeta do Povo em parceria com a Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo.
Avaliação
As dez startups mais atraentes fazem parte do grupo das 100 startups, que havia sido definido em etapa anterior do Movimento 100 Open Startups. A lista foi baseada na capacidade de cada startup se conectar com as 50 grandes empresas participantes do movimento – como IBM, 3M, Johnson&Johnson, Abbott, Grupo Fleury, Algar Telecom, Natura e outras.
Recebeu mais “pontos” a startup que conseguiu atrair mais interesse das empresas participantes do movimento durante dois dias de pitch, 22 e 23 de fevereiro, durante a Open Innovation Week.
Confira a lista final com as dez startups: