O Departamento de Tesouro dos Estados Unidos enviou nesta quinta-feira ao Congresso um projeto que consolidará os reguladores bancários federais. A instituição acredita que a medida ajudará a evitar que concessores de empréstimos busquem uma supervisão mais frouxa.
O projeto de lei "resolverá uma importante fonte da arbitragem regulatória ao criar o National Bank Supervisor e consolidar dois órgãos reguladores bancários federais", informou o Tesouro por meio de um comunicado.
O trabalho do Office of the Comptroller of the Currency e do Office of Thrift Supervision serão combinados de acordo com o projeto, que tem grande apoio do Congresso.
O plano proposto dará ao Tesouro poder para tomar o controle de grandes companhias financeiras à beira do colapso e designar a Securities and Exchange Commission (SEC, órgão que regula o mercado de capitais dos EUA) ou a Federal Deposit Insurance Corp. (FDIC) a responsabilidade de salvar ou fechar a companhia em dificuldades.
As autoridades do Tesouro e do Federal Reserve informaram que o governo necessita de mais poder para assumir o controle de empresas financeiras problemáticas que possam ameaçar o sistema financeiro global.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast