A operadora de telefonia TIM disse nesta segunda-feira (17) que uma "falha técnica pontual" causou a interrupção no sinal de telefones móveis de Curitiba e região metropolitana neste domingo (16). Os problemas afetaram a realização de chamadas e o tráfego de dados.
A empresa relatou que a falha foi registrada às 18h45 e perdurou até as 20h. No entanto, de acordo com relatos de clientes no Twitter, parte dos celulares voltou a funcionar apenas depois das 21h30. O serviço de atendimento ao cliente também ficou indisponível na Grande Curitiba.
Reincidência
A operadora já havia sofrido um problema parecido em 30 de agosto deste ano. Na ocasião, a operadora disse, em nota, que foi constatada uma falha de rede para a transmissão de voz e dados via 3G. A empresa não soube especificar a causa.
A reportagem entrou em contato com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para saber como está a investigação do caso do dia 30 e se haverá apuração desta nova queda. Até as 11 horas, a agência não havia repassado as informações.
Punição
A TIM recebeu em julho de 2012 uma punição da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) por causa dos problemas de sinal registrados em 18 estados do Brasil inclusive no Paraná. As vendas de planos de telefonia foram suspensas no dia 23 de julho, com a proibição vigorando até o dia 3 de agosto. A empresa também foi acusada de derrubar propositalmente o sinal dos usuários. A TIM nega a prática.
Além da TIM, as operadoras Claro e Oi também foram impedidas de vender planos de telefonia em alguns estados do Brasil pela Anatel.