• Carregando...

O Tribunal Constitucional do Peru determinou a suspensão das atividades de exploração de três empresas estrangeiras de hidrocarboneto, incluindo a Petrobras, em uma região amazônica do país, onde um grupo ambientalista exigiu uma ação devido a possívels contaminações ambientais.

O Tribunal Constitucional declarou que tem fundamento o processo contra as filiais da canadense Talisman Energy, da espanhola Repsol-YPF e da Petrobras, e proibiu que elas mantenham suas atividades na Área de Conservação da Cordilheira Escalera.

A ação alega que os trabalhos de perfuração violam uma lei de proteção da área de conservação e que contaminaria uma importante fonte de água que abastece as comunidades próximas.

"A Cordilheira Escalera é uma área relevante não só para o país como um todo, mas em especial para a região de San Martín, pois constitui uma importante fonte de água, facilita a captura de carbono, apresenta uma grande biodiversidade", destacou o tribunal em sua resolução.

O tribunal também especificou que os trabalhos poderão continuar se as empresas apresentarem um plano que estabeleça como podem minimizar o impacto de suas atividades no meio ambiente.

Um representante da Repsol-YPF afirmou que a resposabilidade cai sobre a Talisman, que é a operadora do lote.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]