Depois de um longo processo que resultou na venda da Varig para a Variglog no leilão realizado em 20 de julho, a empresa aérea retoma seus vôos comerciais para Curitiba nesta sexta-feira (25). A Infraero local confirmou a chegada de um vôo no Aeroporto Internacional de Curitiba às 13h50, com saída do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A assessoria de imprensa da Varig, porém, não confirmou a informação.

CARREGANDO :)

Também existe a confirmação de que outros quatro vôos suspensos serão retomados a partir desta segunda-feira (28). Antes da crise, a Varig tinha 14 rotas diárias passando pela capital paranaense. A volta da operação em Curitiba faz parte da primeira etapa do plano de reestruturação da empresa. Ainda nesta quinta-feira a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou edital no Diário Oficial da União para a licitação de 56 slots (espaços de pouso e decolagem), 50 deles pertencentes à Varig no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Diversas empresas estão interessadas em adquirir esses espaços e um sorteio deve ser feito para a redistribuição.

Essa redefinição das rotas tem sido motivo de atrito entre a Anac e a Justiça do Rio de Janeiro. O juiz Luiz Roberto Ayoub, da 8.ª Vara Empresarial carioca, considera que a empresa deva ter 30 dias após a concessão de autorização de vôo para definir quais rotas deseja manter e que a discussão sobre a redistribuição das linhas pode prejudicar a companhia. O Ministério Público Federal defendeu a posição da Anac e recomendou a redistribuição das 132 rotas que não fazem parte do plano inicial de linhas a ser operado pela Varig.

Publicidade
Veja também
  • Gestor judicial da Varig nomeia comitê
  • Ministério Público Federal recomenda licitação de rotas da Varig
  • Varig retoma vôos no Paraná nesta sexta-feira
  • Anac nega ter descumprido decisão judicial sobre retomada da malha da Varig