Estas são as principais medidas do plano de redução do déficit espanhol em mais de 15 bilhões de euros - entre cortes orçamentários e aumentos de arrecadação fiscal - anunciado pelo novo governo conservador de Mariano Rajoy.
- Contrariamente ao anunciado durante a campanha eleitoral, o governo aplicará um aumento fiscal em 2012 e 2013, que deve gerar 6,275 bilhões de euros aos cofres públicos: 4,111 bilhões de imposto sobre a renda das pessoas, 1,246 bilhões de imposto sobre as rendas de capital e 918 milhões de imposto sobre bens imutáveis.
- A alta do imposto sobre a renda será progressiva, de 0,75 a 7 pontos percentuais, dependendo da renda. Assim, uma família que ganhe 400.000 euros brutos anuais pagará 20.000 euros a mais por ano.
- Será continuado em 2012 o congelamento dos saldos dos funcionários decidido em 2011, depois destes terem sido reduzidos em 5% em 2010. Além disso, não serão contratados novos funcionários, salvo para "serviços essenciais" como saúde, educação e segurança. A jornada de trabalho dos funcionários será ampliada em duas horas e meia semanais, de 35 a 37,5.
- Também será congelado o salário mínimo interprofissional, estabelecido em 641,40 euros mensais na Espanha, um dos mais baixa da União Europeia junto as da Grécia e Portugal. O nível da pobreza na Espanha é considerado de 651 euros mensais para uma pessoa e de 1.250 para uma família de quatro membros.
Cortes nos orçamentos dos ministérios. Entre os mais afetados figuram o Ministério do Desenvolvimento (1,612 bilhão), o da Indústria (1,091 bilhão), o da Economia (1,083 bilhão) e Assuntos Exteriores (1,016 bilhão). O Ministério de Administrações Públicas deverá economizar 442 milhões de euros, a maior parte dos quais será assumida pela rádio-televisão espanhola.
- Ficaram fora dos cortes orçamentários os desempregados, cujas ajudas de 400 euros mensais serão mantidas integralmente.
- Os únicos que verão suas rendas atualizadas serão os aposentados, cuja prestação, congelada em 2010, se revalorizará em 1% em 2012, a um custo total de 1,382 bilhões de euros. A inflação ficou em dezembro a 2,4% interanual.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast