A Volkswagen vai colocar 4,2 mil funcionários da unidade de Taubaté em férias coletivas. O período começará dia 30 deste mês e vai durar até dia 18 de abril. As informações são do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região. Procurada, a empresa não se pronunciou nem confirmou a informação.
O total de empregados que entrarão em férias é quase a totalidade do efetivo da fábrica, onde trabalham 5 mil pessoas. Ainda de acordo com o Sindicato, a Volks havia comunicado os trabalhadores das férias coletivas no início da semana.
O sindicato informou ainda que na quarta-feira desta semana ficou acertado com a montadora que 250 pessoas terão seus contratos suspensos (o chamado layoff) por períodos que variam de dois a cinco meses. Na negociação entre sindicalistas e empresa, ficou definido que esses 250 têm a garantia da manutenção do emprego.
Ford
A Ford também mantém desde o ano passado 168 empregados da fábrica de Taubaté em layoff. A suspensão do contrato deveria ter sido encerrada no fim de janeiro, quando os funcionários completaram cinco meses sem trabalhar, mas foi prorrogada para até o fim de março.
Segundo a montadora, a medida visa adequar o ritmo de produção à desaceleração da demanda. A fábrica da Ford emprega 1,8 mil pessoas.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast