Uma das mais novas manias da internet é assistir a vídeos e filmes enviados dos quatro cantos do mundo. Os chamados videologs permitem que o internauta insira e troque vídeos digitais sem nenhum custo. O mais famoso deles é o gratuito YouTube, que atualmente computa mais de 100 milhões de vídeos vistos
diariamente. São temas de humor, notícias, gafes de famosos, clipes musicais e mensagens românticas.
A cada 24 horas, os internautas jogam no YouTube 65 mil novos arquivos de vídeo com 2 a 5 minutos de duração cada um. Só nos Estados Unidos, o número de visitantes já passa de 20 milhões. A maioria dos vídeos é produzida em câmeras digitais e telefones celulares, mas também podem ser edições de imagens da tevê.
Não há restrições de idade no YouTube, porém o site alerta o usuário em casos de arquivos mais violentos ou eróticos. Os internautas podem também salvar os arquivos favoritos no computador.
Um fato prova que os brasileiros estão muito antenados no YouTube: um vídeo que mostra o apresentador Fernando Vannucci supostamente perturbado por uma dose em excesso de medicamentos virou febre no site, com quase dois milhões de visualizações até esta semana. Em geral, todos os sites de vídeo utilizam da tecnologia Flash para exibição, o que significa que grande parte dos PCs podem exibir os vídeos normalmente.
Hoje, segundo dados do instituto de pesquisas Hitwise, o You Tube é o primeiro entre os 10 sites para baixar e ver vídeos, com 42,2%. Em seguida, vêm os vídeos do MySpace (26,1%), Yahoo! Video (7,6%), MSN Video (6,8%), Google Video (5,3%), AOL Video (4,5%), iFilm (2%), MetaCafe (1,8%), Roo TV (1%) e Grouper (0,5%).
O You Tube nasceu durante um jantar entre os amigos americanos Chad Hurley, de 29 anos, e Steven Chen, de 27, que disponibilizaram uma versão beta do serviço em maio do ano passado. Hoje, o You Tube já reverteu US$ 11,5 milhões em duas rodadas de investimento de capital de risco nos EUA.
Pouco menos acessado, porém com boa qualidade é o Metacafe, também gratuito e que permite a troca de vídeos. Há uma lista dos vídeos com comentários e uma grande variedade de assuntos, como por exemplo o exato momento do ataque dos aviões às torres gêmeas do World Trade Center, em 11 de setembro de 2001 com o desespero de quem assistia.
Outra opção é o Daily Motion, que funciona em português, com base em Portugal, apesar do nome em inglês. Cada vídeo traz a origem, quantas visitas possui, a classificação e quem postou o arquivo, dizendo inclusive se a pessoa está online.
O site iFilm é outro canal de entretenimento que classifica os vídeos e filmes de cinema e ainda dispõe de uma listados mais acessados. Ocupa a sétima posição da lista do Hitwise.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast