| Foto:

É proibido!

O inscrito pode ser eliminado do Enem se:

• Fizer qualquer tipo de consulta ou comunicar-se com outros participantes durante a realização das provas.

• Portar qualquer um dos itens não permitidos, como lápis, lapiseiras, livros, equipamentos eletrônicos e telefone celular.

• Usar óculos escuros e artigos de chapelaria.

• Portar armas.

• Ausentar-se em definitivo da sala de provas antes de passadas duas horas do início da aplicação.

• Receber informações sobre o conteúdo da prova de qualquer membro da equipe de aplicação do exame ou de outro participante.

CARREGANDO :)

Documentos obrigatórios

É obrigatória a apresentação de documento de identificação oficial com foto e dentro do prazo de validade. Não são aceitas cópias de documentos, mesmo que autenticadas. Se o documento de identidade tiver sido roubado, extraviado, perdido ou furtado, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência, emitido há, no máximo, 90 dias da data de realização das provas.

Podem ser apresentados:

1. Cédulas de identidade (RG) expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal

2. Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros

3. Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei tenham validade como documento de identidade

4. Carteira de Trabalho e Previdência Social

5. Certificado de Dispensa de Incorporação

6. Certificado de Reservista

7. Passaporte

8. Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997

Veja também
  • Resolva o Simuladão Enem e mostre que está pronto para a prova
  • As portas abertas por um bom resultado no Enem
  • As principais apostas dos professores sobre o que deve cair
  • Professores dão dicas de planejamento para os últimos dias antes do Enem
Publicidade

Neste sábado (8) e domingo (9), 8,7 milhões de inscritos são esperados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o Brasil. Além de ser instrumento para avaliar o desempenho dos alunos ao fim da educação básica, a prova tem funcionado como acesso ao ensino superior por meio de programas do governo federal. Nos dois dias, a aplicação do exame começa às 13 horas, horário de Brasília.

INFOGRÁFICO: Veja o que é preciso levar aos locais de prova

São quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada: Ciências da Natureza e suas Tecnologias (que inclui Química, Física e Biologia); Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Socio­logia); Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação) e Matemática e suas Tecnologias.

No sábado, serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos. No domingo, acontecem as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.

Será fornecido um porta-objetos para que aparelhos eletrônicos, incluindo celular, sejam guardados. Deve ficar embaixo da cadeira até o fim das provas e só pode ser aberto quando o participante deixar o local.

Publicidade

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Edu­cacionais Anísio Teixeira (Inep) até quarta-feira, 12 de novembro. Ainda não foi divulgada a data em que os participantes poderão acessar o resultado individual.

Alguns cuidados podem fazer a diferença para o estudante. No momento da prova, é recomendada atenção máxima ao texto do enunciado. Sublinhar as palavras-chave e os dados mais importantes pode ajudar a entender o que a questão exige. O professor e diretor de consultoria educacional do Sistema Ari de Sá, Raison Pinheiro, recomenda que, ao ter acesso às provas, o estudante comece pela disciplina com a qual tem mais afinidade, alternando com as questões de outra prova. Ao responder um pouco de cada uma, segundo o professor, o estudante chega com mais disposição às questões difíceis e se dá melhor no modelo de correção da Teoria de Resposta ao Item (TRI), aplicado no Enem. "O aluno precisa garantir um padrão de respostas adequado. Acertar todas as fáceis, a ampla maioria das médias e algumas difíceis", diz. Também não é recomendado estudar de madrugada. Dormir bem é fundamental para se manter concentrado na hora de resolver as questões.

Acompanhe a cobertura

Em parceria com professores do Colégio Bom Jesus, Colégio Sion, Colégio Marista Santa Maria e Curso Dom Bosco, a Gazeta do Povo vai publicar no site a correção das provas e comentários em vídeos sobre as questões.

Publicidade