Apostar em algo diferente e melhor não é característica exclusiva de fundadores de startups, mas uma qualidade inerente a todo profissional que quer empreender para obter sucesso, afirmaram os debatedores da terceira edição do Papo Universitário de 2014, ocorrida na última quarta-feira, em Curitiba. A partir do tema "Os caminhos do mercado", os participantes compartilharam suas experiências como empreendedores bem sucedidos e responderam às questões dos universitários.
Em parte do evento, os debatedores arriscaram cenários para o mercado de trabalho dos próximos anos. Foi unânime a posição de que não há mais espaço para quem não "empreende a própria carreira", como citou a coach Susana Azevedo, da ns2a Desenvolvimento Humano. Luís Abdalla, diretor da Seja Trainee, disse que, se até pouco tempo as competências dos candidatos eram essenciais nos processos de seleção, a conexão entre os valores do profissional com os da empresa tem ganhado peso cada vez maior.
Ao falar sobre os passos para empreender, o fundador da TecVerde, Caio Bonatto, disse que criar o próprio negócio é "emocionante", um caminho cheio de altos e baixos e que parcerias fazem grande diferença, principalmente nos piores momentos. Segundo Bonatto, é normal que, no início, nem todos os sócios estejam disponíveis para trabalhar exclusivamente pela empresa, mas, mesmo divididos entre duas ocupações, é possível se dedicar o suficiente para fazer o empreendimento ir adiante.
Quando o papo voltou-se à carreira no serviço público, Bonatto admitiu que esse é um ambiente bastante desafiador para empreendedores, mas que é preciso ver as fraquezas do sistema como oportunidades de melhoria. Para Abdalla, a tendência é de que, com as novas gerações, o setor público evolua no quesito inovação.
Os convidados
Vida e Cidadania | 2:29
Jovens interessados em saber sobre as boas oportunidades do mercado de trabalho participaram do debate no teatro Paiol. Entre os convidados, dois especialistas em coaching e trainee e um empresário que está inovando as técnicas de construção civil.
Direita vê ação contra militares como “cortina de fumaça”; governistas associam caso a Bolsonaro
O que diz o relatório da PF que levou à prisão de militares por plano de morte de Lula e Moraes
PF diz que Braga Netto foi peça-chave em suposto plano de golpe de Estado
Quem são os secretários escolhidos por Trump para compor o governo dos EUA a partir de 2025
Deixe sua opinião