A festa de divulgação do resultado da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promovida pelo jornal Gazeta do Povo, na manhã desta quinta-feira na Praça Carlos Gomes, teve a participação de cerca mil pessoas, segundo a Polícia Militar. Muitos parentes e amigos de candidatos fizeram questão de participar deste momento. A edição-extra tem uma relação de 13.956 nomes. A lista também pode ser conferida na Gazeta do Povo Online. Os selecionados farão a segunda etapa do concurso nos dias 11 e 12 de dezembro.
A estudante Ana Carolina Guimarães, de 17 anos, esteve na festa acompanhada dos avós. Ela foi aprovada nesta primeira fase para o curso de Engenharia Civil. "Viemos por estarmos ansiosos e para dar força também. Já estávamos confiantes porque ela sempre foi estudiosa e se esforçou muito", afirma o avô Luiz Daniel Guimarães, 63. Ana Carolina acreditava no resultado, apesar de achar que o desempenho foi abaixo do acha que deveria ter sido. "Eu não fui muito bem, mas estava confiante", diz. A estudante também vai fazer o vestibular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), mas afirmou que a prioridade é a UFPR.
Rayana Pecharki, 18, não conseguiu se conter ao saber que foi selecionada para a segunda fase do curso de Medicina. A estudante não conseguia falar nada mais do que "Estou muito feliz" e "Obrigada, obrigada, obrigada" ao celular. A mãe, Marilene Pecharki, fez questão de acompanhar a filha. "Estava totalmente ansiosa, embora tivesse quase certeza da classificação", diz. Rayana fez 61 pontos e prestou exame para a Universidade de São Paulo (USP), Evangélica e fará PUC.
O estudante Fernando Henrique Ribeiro Vieira, 18, estava bastante emocionado e mal conseguia falar e resumiu o momento como "feliz". Para a segunda fase, Fernando pretende se concentrar bastante. "Agora tem que se esforçar mais. Eu já estava bem preparado mas vou estudar ainda mais forte para essa segunda fase", diz. O estudante também prestou vestibular para a Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde também foi aprovado nesta quinta, e Faculdades Curitiba.
Má notícia
Para a estudante Ana Carolina Origa, 18, o momento foi de tristeza. Com lágrimas nos olhos, a candidata ao curso de Ciências Biológicas tentou pelo segundo ano consecutivo o ingresso na UFPR. A estudante fez 41 pontos, que foi a média de corte do último concurso. "Ano passado em passei na PUC e na Unicenp, mas não me matriculei, quis tentar a Federal". Ana Carolina irá prestar vestibular para a PUC novamente, em dezembro, mas ainda não decidiu como será se passar de novo em uma instituição particular. "Eu vou conversar em casa, ver o que acontece", afirma.
A notícia também não foi boa para Ana Tereza Campos Rosa, 18, aquela estudante que tinha o parto previsto para o dia do vestibular. Ana Tereza soube do resultado pela reportagem da Gazeta do Povo Online na manhã desta quinta. "Eu não estou triste, não estava tão preocupada, porque agora tem muitas outras coisas. Vou cuidar bem do bebê agora e tentar de novo no próximo", afirma Ana Tereza.
Como havia dito na primeira entrevista que concedeu, a estudante pretende reiniciar os estudos no cursinho no segundo semestre do ano que vem. "Vou estudar bastante. Se não passar de novo vou tentar Educação Física no Unicenp", conta. O filho de Ana Tereza, Pedro, nasceu no dia 23 de novembro, às 12h18, pesando 3,560 quilos.
A segunda fase do Vestibular 2006 da UFPR acontece nos dias 11 e 12 de dezembro. O resultado final será divulgado até o dia 20 de janeiro.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”