O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou na noite de nesta quinta-feira (28) o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica. Em discurso, Lula disse que seu governo tem feito pela educação o que não foi feito pelos governos anteriores nos últimos 30, 40 anos. Segundo ele, a qualidade do ensino público caiu porque os investimentos ficaram atrofiados no passado e a classe média migrou para a escola particular. "Isso foi um pouco que atrofiou, porque você [Estado] ficou de um lado, com a parte mais empobrecida da sociedade procurando a escola pública, e aquela parte que poderia exigir mais [classe média] foi se acomodar, gastando parte do orçamento, que poderia gastar em viagens, pagando a escola particular", afirmou.
"Estamos construindo outra vez a máquina de fazer as coisas", disse ele. Lula afirmou também que o Congresso Nacional tem aprovado a maioria das propostas na área educacional, apesar de as notícias na imprensa passarem a impressão de que existem divergências entre os Poderes e nada é feito.
"A impressão é que vivemos todo santo dia em guerra. Um partido contra o outro. Analisem o que perdemos de votação em educação. Acho que nada", disse Lula.
- MEC vai pedir revisão da taxa de juros dos antigos contratos do Fies
- Melhoria na formação de professor passa por mudanças em universidades, diz especialista
- Novo pacote do MEC é bem-vindo desde que seja aplicado com qualidade, dizem especialistas
- MEC vai ampliar exigências para cursos de pedagogia
- Educação autoriza pagamento de crédito estudantil com trabalho
- PR tem 7 mil professores sem formação exigida
- Lula lança programa de R$ 1 bilhão para formação de 330 mil professores
- Diploma obrigatório e mais novidades