A maioria dos universitários compartilha da mesma angústia: encontrar um estágio. Os primeiros contatos com o mercado de trabalho são difíceis, mas permitem ao estudante pôr em prática o que aprendeu e o ajudam na definição da carreira. Na ânsia de ter sua primeira experiência profissional, o estudante se mune de energia e boa vontade para percorrer feiras de oportunidades e vasculhar todos os sites, deixando dados e currículos por todos os lados. Mas será que essa disposição é bem aproveitada?
Não é preciso tornar-se uma pessoa extremamente seletiva na hora de escolher as opções de trabalho nem descartar oportunidades logo de cara. A diretora da consultoria de recursos humanos People On Time, Euvira Berni, afirma que é importante conhecer a empresa antes de se cadastrar no programa de estágio:
- É fundamental saber qual é o perfil da empresa, que serviços ela presta e perceber se há alguma identidade com o candidato.
Ela destaca que de nada adianta o candidato tentar driblar os requisitos exigidos pelas empresas:
- O estudante deve ficar atento aos pré-requisitos e entender que são fixos. Não adianta se inscrever em empresas que exigem requisitos que o candidato não dispõe. O melhor é o candidato expor o que tem de melhor e confiar na avaliação dos profissionais encarregados da seleção.
Para saber se a empresa escolhida é a que mais combina com você, o consultor Fábio Pinaud, da Clave Consultoria, dá uma dica:
- Pergunte a você mesmo: eu quero ficar por aqui? Eu me imagino fazendo carreira nesta área nos próximos tempos? Se as repostas forem afirmativas, siga em frente.
E ninguém deve se assustar se ouvir pela primeira que, "infelizmente, não será aproveitado neste momento". A estudante de psicologia Rachel Duvanel chegou à etapa final do processo de seleção de uma empresa e não foi aprovada, mas acabou sendo chamada para estagiar na consultoria de recursos humanos que prestava serviços para a tal empresa.
- Gostei da experiência. Trabalhei durante um ano na consultoria e, há dois meses, fui chamada para a empresa da qual tinha recebido uma resposta negativa - conta.