Em vez de curtir a publicação de um amigo, você sorri virtualmente para ela. Essa é uma das diferenças de uma nova rede social focada em estudantes e que tem o objetivo de facilitar discussões e pesquisas conjuntas em tempo real. Basta ter conta no Facebook ou do Microsoft Live para acessar a So.cl (lê-se Social), que deve ser lançada oficialmente em breve e já conquistou adeptos em vários países.
O projeto em experiência é da Fuse Labs, laboratório de pesquisa da Microsoft. O acesso, que estava restrito a convidados e estudantes de algumas universidades norte-americanas quando entrou no ar, há quatro meses, agora está liberado a qualquer pessoa. A Microsoft foi procurada, mas, por considerar a rede um projeto experimental, não informou o número e a origem dos usuários.
Teste
A publicitária e estudante de Fotografia e Cinema Bruna Barboza, 25 anos, que diz não ter paciência para preencher cadastros, considera o acesso livre a usuários de outras redes socais um ponto positivo. Além disso, ela gostou do visual e do layout "clean" da So.cl. "Reunir conhecimento num só local é um facilitador, já que as informações se encontram muito espalhadas e fragmentadas na web. No entanto, acredito que a principal dificuldade que a rede vá enfrentar tem a ver com a confiabilidade dos artigos", avalia Bruna. Ela comenta que o sucesso da rede dependerá do conteúdo postado pelos usuários. "Atualmente, o que é postado não tem nada a ver com a ideia inicial da So.cl", conta.
Já a vestibulanda Mariana Fraga da Fonseca, 18 anos, testou a rede com mais dois amigos e pretende continuar usando, mas com cuidado. "A busca por conteúdos e textos geralmente direciona para o Wikipedia ou o Google Images. Não acho que seja a melhor forma de procurar informações para um trabalho da faculdade", diz. Mariana destaca o compartilhamento de vídeos e a timeline. "Você pode ver posts de todos os usuários da rede, independentemente se você as segue ou não, o que facilita a interação com pessoas do mundo inteiro", diz.