A edição do segundo semestre de 2009 do Programa Universidade para Todos (ProUni) oferecerá 91,2 mil bolsas para alunos carentes em cursos privados de ensino superior. As inscrições começaram nesta quarta-feira (27) e vão até 5 de junho. Do total, 57 mil são bolsas integrais e 33 mil parciais, que custeiam 50% da mensalidade.
Para participar, o aluno precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em estabelecimento particular na condição de bolsista integral. O benefício também é estendido a pessoas com deficiência e professores da rede pública. Para concorrer, o candidato precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2008.
As bolsas integrais são reservadas a estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio (R$ 697,50) por membro da família. As bolsas parciais podem ser pleitadas por candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1 395) per capita.
Nesta edição, o processo de seleção dos bolsistas vai ocorrer em duas etapas. Até 15 de julho, o Ministério da Educação (MEC) vai pré-selecionar e divulgar os candidatos escolhidos em primeira e segunda chamadas. Após esse período, haverá uma segunda etapa de inscrição com início em 20 de julho para aqueles que não foram selecionados ou não participaram da primeira fase. O calendário do processo seletivo, a ficha de inscrição e outras informações sobre o programa estão disponíveis no site do MEC.
- Pagamento a bolsistas do ProUni atrasa até 4 meses
- MEC cancela 143 bolsas do ProUni
- Instituições que ofereciam menos bolsas do ProUni fecham acordo
- MEC e Fazenda assinam convênio para ampliar fiscalização do ProUni
- Lula diz que estudantes que tentaram fraudar o ProUni vão "cair do cavalo"
- MEC vai fiscalizar Prouni em particulares
- Ministro do TCU afirma que falta controle na concessão de bolsas do ProUni
- Ministro diz que MEC vai ampliar fiscalização no Prouni
- Prouni dá bolsas a alunos que têm carro de luxo, segundo TCU
- ProUni faz taxa de alunos com emprego subir para 80%