O vestibular 2005 da Universidade Estadual de Londrina (UEL) terminou nesta quarta-feira (19) com a aplicação das provas de Habilidade Específica. Apenas 2.174 candidatos do total de 35.562 inscritos participaram desta última etapa do processo seletivo. Passada a ansiedade por causa do concurso, agora vem a aflição de esperar a divulgação do resultado, prevista para sair até 23 de fevereiro.
Nesta quarta-feira participou do vestibular quem tenta uma vaga nos cursos de Design de Moda, Design Gráfico, Arquitetura e Urbanismo, Educação Artística e Música. O concurso começou no domingo, com as provas de Conhecimentos Gerais; continuou na segunda-feira, com as provas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação; e terminou na terça-feira para a maioria dos candidatos, com as provas de Conhecimentos Específicos.
Sistema de Cotas
Pela primeira vez a UEL adotou um sistema de cotas no vestibular. Foram reservadas até 40% das vagas para estudantes que cursaram da 5ª série do Ensino Fundamental à última série do Ensino Médio, integralmente, em escolas públicas. Metade das vagas são somente para negros. Do total de inscritos, 12.084 candidatos concorreram pelo sistema de cotas. Desses, 2.193 se declararam negros.
Mudança
A instituição discute agora uma possível mudança do processo seletivo. A reitora da UEL, a professora Lygia Pupatto, disse na segunda-feira que o próximo vestibular pode ser realizado em duas fases: uma em novembro e a outra em dezembro deste ano. Na primeira fase, que seria eliminatória, os candidatos realizariam a prova de Conhecimentos Gerais; na segunda, seriam aplicadas as provas de Redação, Línguas e a de Conhecimentos Específicos. Segundo a reitoria, a mudança é uma tendência dos vestibulares com mais de 30 mil candidatos.
Confira os gabaritos das provas do vestibular da UEL na seção Gabaritos.