Os alunos da rede pública de ensino do Paraná vão ter professores novos neste ano. São 14.287 professores aprovados em concurso público realizado em 2007 e que foram nomeados esta semana para atuar na rede. Do total, 9.306 aprovados estão assumindo seus cargos e os 4.981 restantes ainda cumprem etapas pré-admissionais e devem assumir ainda neste primeiro semestre. Os novos professores vão atuar no ensino fundamental de 5ª a 8ª série e no ensino médio da rede pública estadual.
Os novos professores foram nomeados no cargo de Professor Nível I, Classe 1, PNI-1, com carga horária semanal de 20 horas semanais. Com a nomeação, diminui a necessidade de contratação de professores pelo processo simplificado, que são temporários.
Conforme o diretor-geral da Secretaria da Educação, Ricardo Bezerra, desde o ano de 2003 o governo do estado tem concretizado ações para formação de um quadro próprio e estável de professores. Entre as ações ele cita a aprovação do Plano de Carreira, Cargos e Salários dos Professores, Concurso Público para o Magistério, com preenchimento de 23.155 vagas em 2003 e 9.185 vagas no concurso de 2004. Também foi realizado concurso público para Agentes de Execução e Agentes de Apoio, com a nomeação de 8.561 e 2.275, respectivamente, nos cargos do Quadro Próprio do Poder Executivo.
- Primeira diretoria do Instituto Federal do Paraná toma posse nesta sexta-feira
- Escolas públicas ainda têm vagas para novos alunos
- Paraná vai ganhar 11 novas escolas para ensino técnico
- Ações de inclusão garantiram o aumento no número de matriculados no Paraná
- Paraná tem o maior número de matriculados em 2008 no Sul do país
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura