A campanha para a eleição de reitor na Universidade Federal do Paraná (UFPR) chega à sua reta final. Professores, servidores e alunos poderão votar nos dias 8 e 9 no câmpus Palotina e nos dias 9 e 10 de outubro em Curitiba e Litoral. A apuração deve ocorrer logo em seguida, no dia 11 de outubro. As urnas serão distribuídas em todas as unidades da universidade e a votação será das 8 às 21h, com possível mudança de horário nos locais onde não há aulas à noite.
Segundo a Comissão Paritária de Consulta (CPC), organizadora da eleição, os votos em conjunto das três categorias que compõem a comunidade acadêmica têm o mesmo peso, que seria um terço da soma total. No entanto, para que essa equidade se efetive, é necessário que cada categoria leve às urnas ao menos um terço de seus representantes. De acordo com Rodrigo Rossi, membro da comissão, historicamente a participação dos estudantes não chega a essa proporção.
Concorrem ao principal cargo da instituição o atual reitor Zaki Akel Sobrinho e a diretora do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Tarcisa Bega. Os candidatos se encontrarão no debate organizado pela CPC na terça-feira, dia 2 de outubro, às 19 h no Teatro da Reitoria. No dia 3, às 12 h, outro debate será promovido pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e pelos sindicatos representativos dos professores e técnicos.