A Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulga nesta quarta-feira (22) a lista de aprovados na primeira chamada do vestibular de inverno 2015. A instituição ofereceu 360 vagas em oito cursos, espalhados em cinco câmpus do interior de São Paulo. A matrícula deve ser feita nesta quinta-feira (23) ou sexta-feira (24).
Os estudantes selecionados devem fazer a matrícula presencialmente, nas seções de graduação das faculdades ou institutos em que vão estudar. É necessário apresentar os documentos listados no manual do candidato, como cédula de identidade, histórico escolar, foto 3x4 e título de eleitor.
O resultado da segunda convocação será liberado no dia 28, com matrículas nos dias 30 e 31. A terceira chamada sairá em 4 de agosto, com matrículas nos dias 6 e 7 de agosto.
Serão convocados apenas os aprovados que confirmaram interesse pela vaga pela internet, no site da instituição, após a divulgação da lista de classificação geral. Os selecionados em todas as chamadas deverão ainda, obrigatoriamente, confirmar a inscrição em 14 de agosto.
O vestibular de inverno da Unesp ofertou 360 vagas para as unidades de Bauru, Dracena, Ilha Solteira, Registro e Sorocaba, nos cursos de Agronomia, Zootecnia e Engenharias Ambiental, Civil, de Controle e Automação, de Produção, Elétrica e Mecânica.
O curso mais disputado foi o de Engenharia Civil, em Ilha Solteira, com relação candidato por vaga (c/v) de 48,4. Em seguida, em relação à concorrência, ficou Engenharia de Produção, em Bauru, com 42,3 candidatos por vaga; e em terceiro, Zootecnia, em Dracena, com 35,8 c/v.
A Unesp garante mínimo de 25% das vagas de cada curso para alunos que tenham feito todo ensino médio em escola pública. No vestibular realizado em 2014, a proporção de matriculados egressos de escolas públicas foi de 40,7%.
Provas. Ao todo, 16.636 pessoas se inscreveram para concorrer às vagas. A primeira etapa da seleção ocorreu em 17 de maio e a segunda fase foi realizada em 13 e 14 de junho. O primeiro dia teve questões de Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática; o segundo, de Linguagens e Códigos e Redação.
A primeira etapa do vestibular teve 10,2% de abstenção. E, dos 10.969 candidatos selecionados para a segunda fase, foi registrado índice de faltas de 17,1%. O índice de abstenções do vestibular de inverno foi menor do que no ano passado, de 22,9% dos inscritos.
No meio do ano. Entre as três universidades estaduais de São Paulo - a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) também são -, a Unesp é a única a realizar vestibular de inverno. Entre as federais, 24 de várias partes do País tiveram processo seletivo para o segundo semestre. Do total de vagas oferecidas, em torno de um terço está disponível em cursos a distância.
Além dos vestibulares, outra forma de ingresso no meio do ano foi por meio da Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). Neste ano, foram colocadas à disposição 55,7 mil vagas em 1.564 cursos de graduação de 72 instituições públicas de ensino. Neste caso, foram selecionados os alunos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 e não zeraram na redação.
Segundo levantamento realizado pela reportagem, no início deste ano foram oferecidas ao menos 60 mil vagas em instituições de ensino superior públicas e particulares por meio de vestibulares.
Com “puxadinhos” no Orçamento, governo Lula legaliza fracasso do arcabouço fiscal
Alexandre de Moraes procurou presidente do Banco Central para pedir pelo Banco Master
Campanha da Havaianas com Fernanda Torres leva chinelada de políticos e consumidores de direita
Próximo alvo? As semelhanças e diferenças nas ofensivas de Trump contra Maduro e Petro