Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Universitários da UFPR não têm hábitos saudáveis, mostra pesquisa

Pesquisa realizada com 1.500 estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) mostrou que mais da metade deles fazem menos exercícios do que deveriam e consomem poucas frutas, verduras e legumes. Ao mesmo tempo, 40,2% afirmaram ter bebido em excesso nos últimos 30 dias e outros 25,8% disseram que estão acima do peso.

O levantamento foi apresentado na tese de Mestrado em Educação Física realizada por Guilherme da Silva Gasparotto, sob a orientação de Wagner de Campos, doutor do Departamento de Educação Física. Apenas 7,9% disseram que consomem verduras e 19,7% legumes com regularidade.

De acordo com Guilherme, que é professor substituto do Departamento de Educação Física da UFPR, foram comparadas ainda as respostas dos alunos que acabaram de ingressar na UFPR com as dos que estão no último ano de diversos cursos. Os que estão se formando fumam mais, consomem bebidas alcoólicas e se exercitam pouco. De acordo com o estudo, o ingresso na universidade associado com o sentimento de liberdade e desinibição, além do aumento do contato social com outros jovens, favorece a maior exposição e oportunidades para este tipo de comportamento.

Veteranos x calouros

O consumo de bebidas com álcool nos 30 dias que antecederam a pesquisa foi de 76,4% entre os veteranos e 60,7% entre os calouros. E o consumo de bebidas em excesso, foi de 54,5% entre os veteranos e 35,4% entre os recém-chegados. O consumo de doces também é alto 69,8% (calouros) e 65,9% (veteranos). Quanto ao cigarro, 9,5% dos calouros e 16,2% dos veteranos fumam. Estão acima do peso, 24,7% dos calouros e 29,4% dos veteranos. Só 7,7% (calouros) e 8,7% (veteranos) consomem frutas com regularidade. Sobre verduras o percentual sobe um pouco, 20,2% (calouros) e 17,2% (veteranos). Salgadinhos são consumidos por 34,5% (calouros) e 35,1% (veteranos).

Para Wagner de Campos e Guilherme Gasparotto, os resultados desta pesquisa apontam para a necessidade de estudos mais detalhados sobre os fatores relacionados à saúde do estudante universitário, como por exemplo, o acompanhamento desses jovens durante os anos de graduação. Entende que também é necessário adotar programas na UFPR para incentivar a mudança de hábitos.

Os resultados da pesquisa foram encaminhados à Pro-Reitoria de Graduação que está programando projetos voltados para a melhoria da qualidade de vida dos universitários.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.