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A autora do artigo "Seleção e partilha: excelência e desigualdades sociais na universidade", publicado em 2001 pela revista acadêmica Teoria & Sociedade, fala sobre os efeitos das diferenças:

Quais são as principais desvantagens que os alunos de baixa renda têm? Existe uma evasão notável de estudantes. Mais de 50% de estudantes não concluem o curso. Isso é um problema muito grave que deveria ser apreciado juntamente com o ingresso. Infelizmente, não se relaciona a expansão do número de matrículas com o número dos que obtém o diploma que faculta o exercício de uma atividade deteminada. O estudante não tem nenhuma assistência (não se trata aqui de recursos como bolsas) no que respeita a como fazer o curso. Ele não conhece o sistema, o funcionamento do curso; muitos dos que entrevistei não entendiam "a linguagem culta de seus professores". Universidade não é escola de ensino médio. E não há nenhuma orientação de como o estudante deve agir até porque o sistema de informação nas universidades e outras instituições é falho e não atinge um grande número de alunos.

Em alguns momentos, os jovens de estratos sociais mais favorecidos conseguem aproveitar melhor o que a universidade tem a oferecer? Tanto os estudantes menos favorecidos quanto os estudantes mais favorecidos do ponto de vista social devem estar juntos dentro das universidades e centros universitários, criando uma sociabilidade nova para ambos os grupos. Somente assim se pode falar em uma formação universitária democrática.

Como os professores universitários podem ajudar na inclusão destes alunos de baixa renda na universidade? Os professores universitários se dividem em duas categorias – aqueles que consideram que não existem desigualdades sociais entre seus alunos e devem manter suas aulas e pesquisa no nível que estabeleceram e acham adequado. Outros se envolvem de tal maneira com os menos favorecidos que terminam por discriminá-los, criando obstáculos para a integração. A contribuição dos professores é relevante no sentido que falei acima, buscando criar melhores condições para que o estudante – qualquer que seja – possa concluir seu curso em nível desejado de qualidade.

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