Os vestibas que farão as provas no próximo domingo encontrarão novidades em relação aos locais de prova. A principal alteração foi a exclusão do câmpus da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), lugar que até o ano passado concentrava o maior número de candidatos, cerca de 10 mil. Para realocar o grande número de inscritos, o Núcleo de Concursos precisou alterar a distribuição dos candidatos, fazendo cinco substituições. Ao todo, continuam sendo 28 pontos espalhados por toda a cidade. O que concentra mais candidatos é a Universidade Positivo (UP), no Campo Comprido, com 6.272 inscritos. Em seguida está o câmpus da Uniandrade no Santa Quitéria, com 4.263 pessoas, e o terceiro maior local é o câmpus da Faculdades do Brasil (Unibrasil), no Tarumã, que terá 3.889 vestibulandos. Além da UP, outras instituições entraram para a lista, como o Colégio Marista Santa Maria, no bairro São Lourenço (1.624 candidatos) e a Faculdade Radial, no Cristo Rei (842 candidatos).
De acordo com Cláudio Portilho Marques, coordenador do grupo preparador de área do Núcleo de Concursos da UFPR, toda a organização para o dia da prova já está acertada com órgãos como a Diretran, URBS, Polícia Federal e o BPTran, que estão preparados para orientar os motoristas. "No ano passado não tivemos problemas de trânsito que atrapalhassem o andamento das provas. As equipes que nos ajudam na organização do vestibular já estão preparadas para atender essa grande demanda", explica.
Minutos preciosos
Mesmo com a orientação, a expectativa é que haja trânsito intenso no domingo, por isso a orientação da UFPR é que o candidato se programe para chegar pelo menos uma hora antes do fechamento dos portões. Uma boa dica é visitar o local durante esta semana para conhecer qual o melhor caminho a ser feito. Se possível, também é importante entrar na instituição para saber a localização dos blocos e salas. O câmpus da Universidade Positivo, por exemplo, tem uma área total de 424,8 mil metros quadrados e no dia da prova os vestibulandos serão distribuídos em 5 blocos.
Para quem vai de ônibus, a URBS, empresa que administra a frota da capital, colocará mais linhas de transporte coletivo em circulação. Também é importante fazer o trajeto antes, para saber em qual ponto se deve descer e quanto tempo se levará para chegar ao local com antecedência suficiente para encontrar a sala. Para consultar qual linha de ônibus dá acesso ao seu local de prova basta acessar www.urbs.curitiba.pr.gov.br.
Explosões em Brasília reforçam tensão política e devem intensificar reação do STF
Autor de explosões em Brasília anunciou atos nas redes sociais, se despediu e deixou recado à PF
Dino quer “ação preventiva” em redes sociais contra atos “desatinados e criminosos”
Musk anuncia recrutamento de “superdotados” para o Departamento de Eficiência Governamental