O Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgará nesta quinta-feira (2) o edital do vestibular de 2013. Apesar das ameaças dos sindicatos dos servidores de que o processo seletivo será prejudicado com a greve da categoria, iniciada em 11 de junho, a instituição afirma que, se a greve terminar até setembro, o concurso não será comprometido.
De acordo com a UFPR, o Núcleo de Concursos funciona com servidores regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), da Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar), que não estão em greve. Além disso, a realização anual do vestibular conta com a contratação de cerca de 4 mil funcionários temporários e não de servidores federais.
Por outro lado, coordenador do Núcleo de Concursos da UFPR, Raul Von der Heyde, não nega que a greve dos servidores possa atrapalhar o concurso caso avance até o fim do ano. "Por enquanto a paralisação não interfere em nada. Se essa greve se prolongar por um tempo muito longo, a gente tem de reavaliar a situação e ver como seria possível proceder já que as instalações da universidade vão estar comprometidas. A princípio, contamos que até setembro a situação seja normalizada", disse.
Por causa da greve dos professores, as matrículas do segundo semestre ainda não foram efetuadas. A instituição terá de esperar o fim do primeiro semestre letivo para normalizar o calendário letivo.
As inscrições para o vestibular deverão ser feitas de 17 de agosto a 21 de setembro, pelo site do Núcleo de Concursos da UFPR. A primeira fase do vestibular está prevista para 11 de novembro e, a segunda, para os dias 9 e 10 de dezembro. O volume de candidatos esperado para este ano é entre 43 e 44 mil.
- Por causa da greve, ano letivo nas universidades deve avançar até 2013
- Docentes querem modelo de promoção mais justo
- Professores da UFPR e da UTFPR rejeitam a proposta do governo e mantêm a greve
- Servidores prometem radicalizar e ameaçam comprometer vestibular
- Maioria das universidades rejeita proposta de reajuste do governo
- Servidores federais promovem ato na Praça Rui Barbosa
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia