O futebol brasileiro está no limiar de uma fase de grande evolução porque os clubes estão aprendendo a ganhar dinheiro com ações de marketing, mídia e exploração dos novos estádios construídos para a Copa. Mesmo quem não terá jogos do megaevento tratou de iniciar a reforma dos seus estádios para aproveitar o momento.

CARREGANDO :)

O país já é o sexto maior mercado mundial do futebol e certamente vai subir uma posição em 2014, deixando a França para trás. Os cinco primeiros em arrecadação são Inglaterra, com R$ 5,87 bilhões; Alemanha, com R$ 4,02 bilhões; Espanha, com R$ 3,95 bilhões; Itália, com R$ 3,57 bilhões; e a França, com R$ 2,39 bilhões.

Apesar de ganhos expressivos nos últimos anos, nossos principais clubes ainda estão distantes dos europeus e o balanço fechou em R$ 1,87 bilhão. São realidades diferentes, mas o abismo entre as receitas pode ser reduzido na medida em que a administração dos clubes deixar de ser emocional, sofrendo influências de apaixonados torcedores ou mesmo das torcidas organizadas em decisões importantes e com maior grau de maturidade gerencial em áreas vitais para a saúde financeira e técnica da instituição.

Publicidade

As torcidas organizadas, a propósito, se tornarão peças de museu nos novos estádios construídos para a Copa, a não ser que os dirigentes continuem temendo as suas influências, cedendo ingressos gratuitos e outros benefícios. Mas isso, claro, não tem nada a ver com a nova mentalidade que se está criando para essa verdadeira revolução de conceitos que começa a dar os primeiros passos.

Outra mudança se verificará na massificação da venda dos planos de fidelidade para associados, os quais esperam, além de times competitivos no campo, boa estrutura nos estádios, alimentação adequada, estacionamento fácil e segurança.

Os clubes brasileiros ainda se escoram bastante nos ganhos com contratos de televisão, mas devem começar a pensar em explorar melhor as relações com patrocinadores, dar maior atenção ao licenciamento de produtos e com a arrecadação que podem obter através dos serviços nos estádios, tanto em dias de jogo quanto no restante do mês com shows, congressos, bares, lojas e restaurantes.

O Real Madrid, por exemplo, é o clube que mais fatura em dia de jogo desde que reformou o Santiago Bernabéu com a edificação de camarotes de categorias diferentes desenvolvendo varias ações em dias de jogos, o chamado match day, e também nos outros dias.

Alívio coxa

Publicidade

O merecido triunfo sobre o Palmeiras aliviou a situação do Coritiba e, se vencer o Bahia, estará praticamente livre da ameaça do rebaixamento.

O Coxa foi superior ao Palmeiras, teve um gol de Deivid mal anulado, acertou uma bola na trave e acabou premiado pelo gol de pênalti sofrido por Éverton Ribeiro.