Depois de muitas reclamações de pilotos e chefes de equipe, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou nesta terça-feira uma mudança na polêmica regra do safety car na Fórmula 1. De acordo com o novo regulamento, os boxes não serão mais fechados nas primeiras voltas em que o carro de segurança estiver na pista.
O fechamento dos boxes assim que o safety car fosse acionado começou em 2007. Na época a FIA justificou dizendo que, com o pit aberto, os pilotos que quisessem trocar pneus e reabastecer iriam acelerar ao máximo, ignorando a ordem de reduzir a velocidade - o safety car entra na pista em casos de acidente ou falta de segurança.
Na temporada do ano passado, contudo, a regra mostrou uma série de falhas. Com os boxes fechados, vários pilotos tiveram suas estratégias de corrida prejudicadas. Em casos extremos, houve quem se visse obrigado a entrar nos boxes mesmo com a proibição, sob pena de ficar sem combustível. Quem desobedecesse a regra sofria punição e tinha de voltar aos boxes e ficar 10 segundos parado.
"A regra introduzida em 2007 foi uma solução ruim, então voltará a ser como era em 2006. A única diferença é que pretendemos implementar um tempo mínimo para que os pilotos se dirijam aos boxes", explicou o diretor de provas da FIA, Charlie Whiting.
O tempo mínimo a que Whiting se refere será controlado pelo ECU - dispositivo de controle eletrônico. Quando o safety car for acionado e entrar na pista, os carros de todos os pilotos receberão uma mensagem com um tempo que eles devem respeitar para entrar nos boxes. Esse período será calculado com base na posição do carro na pista.
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