O atacante argentino Javier Toledo desembarcou em Curitiba nesta segunda-feira e deverá ser anunciado oficialmente pelo Atlético Paranaense na manhã desta terça. O jogador de 23 anos foi emprestado pelo Al Ahli, dos Emirados Árabes, por um ano, com opção de compra pelo Furacão ao final do acordo. Em exames no CT do Caju, Toledo chamou a atenção pelo bom condicionamento físico, o que deverá possibilitar ao gringo jogar em breve.
"Ele passou pelos exames médicos, só falta a parte cardiológica. A porcentagem de gordura, para você ter uma ideia, foi de apenas 11%, muito baixa, então acho que não teremos problema e ele terá condições de jogo logo", afirmou o diretor médico do clube, Edilson Thiele, à Gazeta do Povo. Javier Toledo estava na lista do Furacão desde o ano passado, segundo o vice-presidente do Atlético, Ênio Fornéa, explicou.
"A comissão técnica fez a indicação e ele nos interessava muito. Como o Marcinho foi para lá e o técnico mudou, facilitou o acerto conosco", disse Fornéa. O argentino começou a carreira no Chacarita Juniors-ARG, passando depois pelo Deportivo Cuenca, do Equador, antes de ir para o futebol árabe. O jogador tem 1,90m e é canhoto, características que lembram a de outro argentino, Ariel Nahuelpan, do arquirrival Coritiba. Javier Toledo esteve em uma mesma lista em que constava o uruguaio Sebastian Balsas, nome ventilado no meio de 2009.
A chegada de mais um gringo ao elenco atleticano trará apenas uma única dor de cabeça ao técnico Antônio Lopes. A legislação só permite que três estrangeiros joguem ao mesmo tempo em uma partida, o que significa que Toledo não estará em campo ao mesmo tempo que o trio colombiano formado pelo zagueiro Vanegas, o volante Valencia e o atacante Serna. A chegada do quarto gringo no Rubro-Negro não está atrelada à saída de algum dos outros três atletas.
"Eles fazem parte do elenco e, mesmo não podendo jogar juntos, serão opções ao Lopes. Não há proposta por ninguém neste momento", disse Fornéa. Falando em contratações e negociações, o vice-presidente atleticano disse que não há propostas oficiais por ninguém do elenco principal do clube e garantiu ainda que mais jogadores serão trazidos apenas se surgir uma "oferta de momento".
"O grupo está fechado, a não ser que surja uma possibilidade muito boa", finalizou.
- Alan Bahia alcança marca histórica e dá a vitória ao Atlético sobre o Corinthians-PR
- Centroavante argentino chega ao Furacão na segunda-feira
- Lopes volta a ressaltar que equipe está em reconstrução
- Ilan não fecha com Al-Rayyan e negocia com West Ham e time brasileiro
- Conclusão da Arena da Baixada pode não começar no próximo mês
Trump, Milei, Bolsonaro e outros líderes da direita se unem, mas têm perfis distintos
Taxa de desemprego pode diminuir com políticas libertárias de Milei
Governadores e parlamentares criticam decreto de Lula sobre uso da força policial
Justiça suspende resolução pró-aborto e intima Conanda a prestar informações em 10 dias