Doze anos depois de ser campeão na Coreia do Sul e no Japão, o Brasil está de volta à semifinais de uma Copa do Mundo. Ao vencer a Colômbia, por 2 a 1, nesta sexta-feira (4), na Arena Castelão, em Fortaleza, a seleção brasileira encerrou a sina das quartas de final que a perseguia desde o penta e conseguiu voltar a chegar entre os quatro melhores de um Mundial.
Em casa, o Brasil vai disputar, diante da Alemanha, a sua 11.ª semifinal de Copa do Mundo. Historicamente, o país tem bom retrospecto nesta etapa de um Mundial. Até aqui, em sete vezes conseguiu avançar, tendo sido eliminado apenas três oportunidades: em 1938, 1974 e 1978.
Rival na semifinal da próxima terça-feira (8), no Mineirão, em Belo Horizonte, a Alemanha é recordista em semifinais. Ao vencer a França nesta sexta (4), por 1 a 0, os alemães alcançaram esta etapa de um Mundial pela 13.ª vez na história. Assim como o Brasil, a Alemanha já fez sete finais, mas só venceu três. Tanto em 2006 e 2010 perdeu na semi, terminando na terceira posição.
O confronto da próxima terça será apenas o segundo da história entre Brasil e Alemanha em Copas do Mundo. O primeiro é histórico para a seleção brasileira que venceu por 2 a 0 em Yokohama (Japão), em 2002, com dois gols de Ronaldo, para conquistar o pentacampeonato. Com 15 gols, o ex-atacante está empatado com o alemão Klose, que estava presente naquela partida e pode tentar se isolar no posto de maior artilheiro dos Mundiais exatamente diante do Brasil.
As duas seleções se enfrentaram em outros dois jogos oficiais na história: na semifinal da Copa das Confederações de 2005 (Brasil venceu por 3 a 2) e na fase de grupos desta mesma competição, em 1999 (goleada brasileira por 4 a 0).
O último confronto entre os dois rivais foi amistoso, em 2011, vencido pela Alemanha, por 3 a 2, em casa. Neuer, Lahm, Hummels, Götze, Kroos, Schweinsteiger, Müller, Podolski, Boateng, Klose e Schürrle estiveram em campo pela Alemanha. No time brasileiro seguem Julio Cesar, Daniel Alves, Thiago Silva, Fernandinho e Neymar.
- Alemanha bate França no Maracanã e está nas semifinais
- Sem choro, dupla de zaga garante classificação diante da Colômbia
- Fratura na vértebra tira Neymar do restante da Copa
- Novidade no time, Maicon disse que já estava preparado para entrar
- Dupla de zaga brasileira completa 26.ª partida invicta
- Capitão Thiago Silva desfalca Brasil na semifinal com Alemanha
- Torcedores reclamam de furtos de ingressos antes do jogo do Brasil
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Alexandre de Moraes cita a si mesmo 44 vezes em operação que mira Bolsonaro; assista ao Entrelinhas
Deixe sua opinião