Em uma corrida marcada por um acidente logo na largada, que custou preciosos pontos a Fernando Alonso e Lewis Hamilton, o inglês Jenson Button, da McLaren, saiu ileso e conquistou hoje a vitória no GP da Bélgica. O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, chegou na quinta colocação, depois de ter largado em 14º. Já Bruno Senna, da Williams, foi o 12º.
Button, que havia largado na pole, chegou à sua segunda vitória nesta temporada e soma agora 101 pontos, ficando em sexto na classificação. Atual bicampeão, o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, chegou na segunda colocação e se aproximou de Alonso no Mundial de pilotos.Vettel é o vice-líder do campeonato, com 140 pontos, contra 164 do líder Alonso. O finlandês Kimi Raikkonen, da Lotus, foi o terceiro colocado, seguido por Nico Hulkenberg, da Force India.
'Foi como ser atropelado por um trem', afirma Alonso sobre o acidente.
Grosjean leva suspensão mas nega culpa em acidente na Bélgica.
A corrida
Antes mesmo da luz verde, a primeira lambança. O venezuelano Pastor Maldonado, da Williams, que largou em sexto, queimou a largada. Mais um ponto negativo para ele, punido no treino oficial por bloquear passagem a Nico Rosberg.
Mas o prêmio de irresponsabilidade foi para Grosjean. O francês tentou a todo custo se dar bem na largada, mas não se importou com Hamilton, e, com um leve toque no carro do inglês, conseguiu levantar voo no circuito de Spa-Francorchamps. Resultado: deixou o GP mais cedo e levou consigo o líder do campeonato e o vencedor da última prova.
Sobrou até para o mexicano Sergio Perez, da Sauber, que nem conseguiu curtir direito a quarta colocação no grid. "Não vi as imagens direito. Não sei exatamente o que aconteceu", disse Grosjean após o acidente. Mas pilotos como Vettel, Webber, Massa, Bruno Senna e Schumacher sabem bem.Isso porque todos eles, em posições nem tão confortáveis no grid de largada, ganharam destaque.
O grande favorecido, porém, foi o atual bicampeão Vettel. Talvez nem ele pudesse imaginar que chegaria em segundo e teria Alonso e Hamilton fora da zona de pontuação. Webber ficou longe do pódio, mas, mesmo depois de trocar o câmbio para o treino, garantiu pontos, para alívio da Red Bull, que via um GP complicado depois do fraco desempenho no sábado. Com a sexta colocação na Bélgica, Webber, terceiro no Mundial de pilotos, chegou aos 132 pontos, um a mais que Raikkonen. Os dois continuam firme na briga pelo campeonato.
Já Bruno Senna, apesar de alguns bons momentos na corrida, não conseguiu ir longe por causa do desgaste dos pneus de seu carro. No fim, ainda fez a melhor volta com o tempo de 1min52s822.Button? Bem no treino e sem problemas para vencer de ponta a ponta. Não ganhava desde o GP da Austrália, o primeiro do ano. O próximo desafio da F-1 acontece no próximo fim de semana, em Monza, na Itália, casa da Ferrari. É só tomar cuidado com Grosjean.
CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DO GP DA BÉLGICA:
1. Jenson Button (ING) - McLaren2. Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull3. Kimi Raikkonen (FIN) - Lotus4. Nico Hulkenberg (ALE) - Force India5. Felipe Massa (BRA) - Ferrari6. Mark Webber (AUS) - Red Bull7. Michael Schumacher (ALE) - Mercedes8. Jean-Eric Vergne (FRA) - Toro Rosso9. Daniel Ricciardo (AUS) - Toro Rosso10. Paul di Resta (ESC) - Force India11. Nico Rosberg (ALE) - Mercedes12. Bruno Senna (BRA) - Williams13. Kamui Kobayashi (JAP) - Sauber14. Vitaly Petrov (RUS) - Caterham15. Timo Glock (ALE) - Marussia16. Charles Pic (FRA) - Marussia17. Heikki Kovalainen (FIN) - Caterham18. Pedro de la Rosa (ESP) - Hispania
Não completaram:19. Narain Karthikeyan (IND) - Hispania20. Pastor Maldonado (VEN) - Williams21. Sergio Perez (MEX) - Sauber22. Fernando Alonso (ESP) - Ferrari23. Lewis Hamilton (ING) - McLaren24. Romain Grosjean (FRA) - Lotus
Veja os principais momentos da corrida
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião