Mesmo embolado na justiça, o Campeonato Paranaense 2007 começa neste domingo (14) com a participação de 16 clubes. Porém, o Engenheiro Beltrão não poderá jogar até que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) defina quem ficará com a vaga do desistente União Bandeirante, se é o próprio Engenheiro ou o Toledo.
Uma liminar conseguida na justiça comum por um torcedor do Toledo suspendeu os jogos do Engenheiro Beltrão, até que o STJD julgue o mérito da questão judicial entre os dois clubes. Dessa forma, o estadual que tem uma imagem desgastada já começa enrolado.
No entanto, os clubes deixam de lado as disputas judiciais na Federação Paranaense de Futebol (FPF) e prometem muitas emoções no gramado. O Paranaense será transmitido pela Rede Paranaense de Comunicação, a primeira partida com transmissão será na quarta-feira, entre J. Malucelli e Paraná.
Além disso, a FPFTV (tevê da federação pela internet) vai transmitir com exclusividade três jogos ao vivo por rodada. Os torcedores precisam se cadastrar no site www.fpftv.com.br e comprar um bilhete por jogo ou o pacote com 80 jogos. O preço por partida avulsa é de R$ 30,00 já o pacote custa R$ 150,00. Os jogos das finais terão outros preços.
Capital x interior
A rivalidade entre a capital e o interior mais uma vez será o grande atrativo do campeonato. Todas as equipes se reforçaram para a disputa. O Atlético vai utilizar uma equipe considerada B, para dar ritmo a outros jogadores. O Paraná vai usar o início da competição para ajustar os ponteiros para a pré-Libertadores, pois mudou o time inteiro.
O Coritiba também tem bastante expectativa com o Paranaense, pois também montou um time novo e se prepara para a disputa da Série B do Brasileiro. O J. Malucelli manteve a base de 2006 e contratou o técnico Ricardo Pinto. A equipe do Rio Branco pretende superar a 4.ª colocação do ano passado e fazer uma campanha ainda melhor.
O caçula do campeonato, o Adap Galo Maringá promete chegar entre os primeiros. O time vai contar com 29 jogadores comandados pelo técnico Itamar Bernardes. O Iraty manteve a maioria dos atletas que disputou a Copa 100 anos e tem como meta chegar entre os primeiros.
Já o Cascavel tem como o objetivo não ficar entre os últimos, e assim permanecer na primeira divisão. Depois de 9 anos, o Iguaçu retorna à elite do estadual e também pretende continuar na Série Ouro. O Londrina vai para a disputa com uma equipe bastante jovem e não entra pensando no título, mas realizar uma boa campanha e iniciar o trabalho de longo prazo.
O Paranavaí renovou praticamente todo o elenco e o objetivo é a conquista do título. Mesmo sem poder estrear na primeira rodada, o Engenheiro Beltrão correu contra o tempo para montar a equipe e vai tentar permanecer na primeira divisão. O Roma de Apucarana, por outro lado, traçou metas ousadas para o Paranaense.
A Portuguesa Londrinense tem como principal meta a conquista de uma vaga na Série C. O Nacional de Rolândia entra no campeonato com o objetivo de fugir do rebaixamento. O Cianorte pensa em primeiro se classificar entre os oito melhores para depois buscar uma vaga na Série C.
Regulamento
Na primeira fase as 16 equipes jogam contra si, no sistema de pontos corridos. As oito melhores se classificam para a segunda fase, quando serão feitos dois grupos com quatro equipes. Os dois últimos classificados na primeira fase serão rebaixados para a Divisão de Acesso.
Os jogos do quadrangular serão disputados em turno e returno com todos do grupo se enfrentando. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para a semifinal.
Nesta terceira fase serão jogos de ida e volta, onde serão definidos os finalistas e vão representar o estado na Copa do Brasil. O Paranaense também vai classificar duas equipes para Série C de 2008. A data prevista para a disputa da final é 6 de maio.
Fiscalização do Pix pode ser questionada na Justiça; saiba como evitar cobranças
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Impactos da posse de Trump nos EUA animam a direita; ouça o podcast
Sidônio toma posse para tentar “salvar” comunicação de Lula