O Comitê Olímpico Internacional (COI) pode fechar seu 10º contrato de patrocínio a tempo para os Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver, que começam no próximo mês, disse o comissário de marketing do COI Gerhard Heiberg nesta terça-feira.
"Existe a esperança (de um acordo) pouco antes de Vancouver ou durante Vancouver", disse Heiberg à Reuters.
"Espero que tenhamos mais um patrocinador, mas estamos negociando com mais de uma companhia. Espero que antes ou durante Vancouver nós possamos assinar um contrato e fazer um anúncio público."
Perguntado se o acordo seria fechado dentro de algumas semanas, Heiberg disse: "Talvez duas semanas."
O COI tem como objetivo arrecadar 1 bilhão de dólares através de seu programa de patrocínio para a Olimpíada de Inverno de Vancouver, que acontece de 12 a 28 de fevereiro, e os Jogos Olímpicos de Londres 2012.
O COI atualmente tem nove patrocinadores para os Jogos de Vancouver e Londres, num total de 883 milhões de dólares.
O programa de patrocínio do COI para os Jogos de Inverno de Turim-2006 e a Olimpíada de Pequim-2008 arrecadou 866 milhões de dólares.
A crise de crédito prejudicou as negociações de patrocínio no ano passado, mas as conversas foram retomadas no final de 2009, segundo o COI.
O detalhes financeiros desses acordos não são revelados, mas as companhias normalmente pagam 100 milhões de dólares em dinheiro e serviços para se tornar patrocinadora do COI por um período de 4 anos, que inclui uma Olimpíada de Inverno e uma de Verão.
Os patrocinadores confirmados para os Jogos de Vancouver e Londres são Coca-Cola, Acer, Atos Origin, GE, McDonald's, Omega, Panasonic, Samsung e Visa.
Atos Origin, Panasonic e Samsung já renovaram seus contratos até a Olimpíada do Rio de Janeiro-2016, enquanto Coca-Cola, Visa Omega têm acordo até os Jogos de 2020.
Esses acordos não têm relação com as atividades de patrocínio fechadas diretamente pelos organizadores locais dos Jogos. Pequim arrecadou mais de 1 bilhão de dólares em patrocínio local para os Jogos de 2008.